TVI aumenta para 1,1 pontos percentuais distância da SIC
A TVI reforça liderança e a RTP1 conquista o horário de aceso ao prime-time. De acordo com a análise da Dentsu Media, a CNN continua o canal de informação mais visto e a Now ultrapassa a RTP3.
A TVI aumentou para 1,1 pontos percentuais (pp) a distância que a separa da SIC. De acordo com a análise da Dentsu Media/Carat para o +M, a estação da Media Capital fechou o mês de outubro com uma média de 15,7% de share (+0,2 pp do que no mês anterior) e a SIC obteve um share médio de 14,6% (-0,1 pp). A diferença entre as duas estações aumenta assim três décimas em relação ao setembro, mês em que estavam separadas por 0,8 pp.
O canal da Media Capital obteve uma audiência de 3,7% e foi acompanhado em média por 324,7 mil telespectadores. Já a SIC registou uma audiência média de 3,5% e foi seguida por 302,3 mil pessoas, em média.
No mês em que foi anunciado o fim da publicidade na RTP1, o canal público subiu em 0,4 pp o share, que se situa agora nos 11,7%. A audiência média no último mês situou-se nos 2,8% e a estação foi vista por 242,8 mi pessoas, em média. Já a RTP2 manteve os 0,6% de share e foi acompanhada em média por 14,4 mil pessoas.
O total cabo, canal virtual cuja audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem, regista um share de 41,2% (+0,2 pp) e foi no último mês acompanhado em média por 852,9 mil espetadores.
Analisando por faixas horárias, a principal alteração é no período de acesso ao prime-time, em outubro liderado pela RTP1, com 15,5% (+1,7 pp). A estação pública é também o canal mais visto entre as 7h30 e as 12h. A SIC é o canal mais visto entre as 12h e as 14h e a TVI encabeça as audiências nos restantes períodos.
No cabo, a CMTV mantém o share de 6,7%, sendo acompanhada em média por 137,9 mil telespectadores (+0,1 pp de audiência média). A CNN Portugal mantém-se como o canal de informação mais visto, com 2,5% de share (+0,1 pp), e a SIC Notícias segue como o segundo canal mais visto, com 1,9% (-0,1 pp). O Now, com 1%, ultrapassa por uma décima a RTP3, e foi visto em média por 20,5 mil espectadores, mais 2,8 mil do que o canal de informação da RTP. Destaque ainda para o V+TVI, que chega pela primeira vez no top 20.
Entre os dez canais mais vistos do cabo, destaque para o Star Channel, Hollywood, Star Movies e SIC Mulher, nas três últimas posições.
O programa mais visto em outubro foi mais uma vez futebol, desta vez o Escócia X Portugal, também para a Liga da Nações, transmitido pela RTP1. A estação colocou ainda no Top 15 o Pevidém X Benfica, para a Taça de Portugal Generali Tranquilidade e, no mês em que a continuidade do Preço Certo foi questionada, também o programa apresentado por Fernando Mendes entrou para o ranking.
A TVI surge oito vezes nesta tabela, na qual a SIC ocupa as restantes três posições.
No cabo, a CMTV faz o pleno, ao ocupar todas as posições do top 15.
Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de sete dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (televisão) num determinado período.
Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a três minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.
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