Cinco dicas para o marketing digital em 2025, segundo a Incubeta
Dar prioridade à unificação de dados, apostar em estratégias de dados first-party ou colocar o foco nas aplicações práticas da inteligência artificial são algumas das dicas da Incubeta.
Tendo 2025 no horizonte e perante uma contínua inovação tecnológica e digital, a Incubeta avança com cinco sugestões de atuação no marketing digital para o próximo ano.
Numa altura em que se levanta uma miríade de desafios — que vão desde o incremento da implementação generalizada da inteligência artificial à constante necessidade de integração de dados — a Incubeta destaca assim cinco dicas para lidar com o marketing digital em 2025. Estas sugestões estão relacionadas sobretudo com a unificação de dados, a first-party data, a inteligência artificial e machine learning, a medição e atribuição e a dicotomia entre privacidade e personalização.
“Em 2025, as empresas enfrentarão desafios sem precedentes, desde a unificação de dados até à implementação eficaz da IA. A chave para superar essas barreiras será a capacidade de adotar soluções tecnológicas que não apenas aumentem a eficiência, mas também respeitem a privacidade e as expectativas dos consumidores. Quem conseguir equilibrar esses elementos estará preparado para se destacar no mercado”, salienta Guilherme Coelho, country manager da Incubeta em Portugal, citado em comunicado.
1 – Priorizar a unificação de dados
A unificação de dados é um elemento crucial para o próximo ano, segundo a Incubeta, tendo em conta a atual fragmentação que “impede as empresas de aproveitarem totalmente as capacidades da IA e da análise preditiva”. “As organizações que derem prioridade à unificação de dados serão as líderes na inovação e nas novas formas de medir e prever o desempenho do mercado“, refere a empresa internacional de marketing digital.
2 – Apostar em estratégias de first-party data
Apesar da possível reinstalação de cookies de terceiros poder trazer um “alívio temporário” para algumas empresas, as estratégias de first-party data “serão essenciais para o sucesso a longo prazo”. Sendo bem desenvolvidas, estas estratégias são importantes para protegerem a privacidade dos consumidores, mas também para proporcionarem insights mais profundos e personalizados, “resultando num crescimento de receitas até duas vezes”.
3 – Focar na aplicação prática da IA
Que ultrapassem o “ruído” em torno da IA e se foquem nas suas aplicações práticas que podem aumentar a rentabilidade é outra das dicas avançadas pela Incubeta. Segundo a empresa, tudo aponta para que a IA venha a ser uma “parte fundamental” da publicidade, podendo desempenhar um papel em diversas tarefas, desde a otimização criativa até à automação de processos internos, o que permite uma redução de custos e uma maior eficiência. Como exemplo, a Incubeta destaca a utilização da IA na “produção de conteúdos criativos em larga escala”, o que permite às marcas “desenvolverem campanhas sofisticadas com mais rapidez e menos recursos“.
4 – Medir com precisão para investir com eficácia
Segundo a Incubeta é também importante que seja feito um investimento em “modelos de atribuição eficazes”, como o marketing mix modeling (MMM), que permitem às empresas a “medição com precisão” do impacto dos seus investimentos. “Atribuir corretamente o desempenho a cada canal de marketing será essencial para identificar onde investir e onde reduzir gastos, garantindo a otimização da estratégia global“, acrescenta.
5 – Equilibrar a privacidade e a personalização
Encontrar o equilíbrio entre privacidade e personalização é outro grande desafio para as marcas no próximo ano, avança ainda a empresa. “Com uma maior consciencialização dos consumidores sobre os seus dados, as empresas terão de se concentrar em oferecer experiências personalizadas que respeitem as preferências e expectativas de privacidade dos utilizadores“, refere a Incubeta, acrescentando que essa será uma das bases para um “crescimento sustentável” e para a fidelização do consumidor.
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