Media

André Ventura utiliza layout do Expresso com informação falsa na rede X

+ M,

O líder do Chega utilizou uma imagem idêntica à do site do Expressão para publicar informação falsa sobre a nacionalidade das pessoas detidas em Portugal por crime de violação.

André Ventura publicou esta sexta-feira um post com informação falsa no X utilizando um layout idêntico ao do site do Expresso.

A denúncia foi feita por David Dinis. “A notícia falsa foi originalmente publicada esta quinta-feira no site do órgão oficial do Chega, neste link, e diz que “sete em cada dez condenados por violação são estrangeiros”. Mas esta sexta-feira, André Ventura publicou na rede social X o título dessa notícia, mas usando a cor, tipo de letra e posicionamento da imagem iguais aos do site do Expresso – muito diferentes dos usados na Folha Nacional”, descreve o diretor-adjunto do título da Impresa.

Os dados da Direção-Geral dos Recursos Prisionais, recorda o Expresso, são em sentido oposto. Estavam detidos por crime de violação 131 pessoas, destas, 27 eram homens estrangeiros, 102 homens portugueses e duas mulheres também portuguesas. Ou seja, os estrangeiros condenados a pena de prisão pelo crime de violação são cerca 20,6% do total dos detidos, o contrário do que afirma o líder do Chega.

Esta não é a primeira vez que André Ventura utiliza a imagem de órgãos de comunicação social para difundir informação falsa. Em setembro de 2023, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social criticou o líder do Chega por ter feito o mesmo com o Público e Renascença, classificando o ato como “desinformação”, recorda David Dinis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.