Media

Instituto Internacional de Imprensa pede a Trump regresso da Associated Press à Casa Branca

Lusa,

A proibição de aceder aos eventos da Casa Branca surgiu depois de a AP se ter recusado a adotar o nome "Golfo da América" e ter continuado a utilizar o termo "Golfo do México" no seu guia de estilo.

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI, na sigla original em inglês) apelou esta terça-feira ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que levante o veto imposto à agência norte-americana Associated Press (AP).

O veto impede a AP de aceder a eventos na Casa Branca (presidência) e de viajar no “Air Force One” como parte do grupo de imprensa presidencial.

O IPI, uma rede de jornalistas, assessores de imprensa e editores de 100 países, rejeitou a “tentativa de punir a AP”, uma das principais agências de notícias do mundo, pelas suas “decisões editoriais independentes”. “Esta medida surge num contexto de aumento das pressões sobre a liberdade de imprensa nos Estados Unidos”, declarou o instituto com sede em Viena citado pela agência espanhola EFE.

A proibição surgiu depois de a AP se ter recusado a adotar o nome “Golfo da América” e ter continuado a utilizar o internacionalmente reconhecido Golfo do México no seu guia de estilo. A mudança de nome do Golfo do México foi imposta por uma ordem executiva de Trump em janeiro.

A agência explicou que, embora mencionasse o novo nome na cobertura nacional, manteria a designação original porque o seu âmbito é global e a mudança só é válida dentro do território dos Estados Unidos.

“O IPI e a nossa rede global apelam à administração dos Estados Unidos para que ponha fim a todas as restrições (…) e defenda plenamente os direitos da Primeira Emenda de todos os meios de comunicação social”, afirmou o diretor-executivo do IPI, Scott Griffen.

A Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos foi adotada em 1791 e impede o Congresso de, entre outras questões, limitar a liberdade de imprensa.

Em resposta à decisão da agência de manter o nome original, a administração Trump impediu, na semana passada, os correspondentes da AP de participarem em eventos na Sala Oval.

Na quinta-feira, a Casa Branca impediu um jornalista da AP de entrar numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Um dia depois, impediu um repórter e um fotógrafo acreditados de entrar no avião presidencial em que Trump viajava.

De acordo com a agência noticiosa, membros do governo norte-americano acusaram a AP de espalhar mentiras e desinformação aos seus leitores por ter utilizado o termo “Golfo do México”.

A editora-chefe da AP, Julie Pace, descreveu as pressões da administração Trump contra a agência como “uma escalada profundamente preocupante” e uma violação da liberdade de expressão protegida pela Constituição dos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.