Young Lions regressam ao ritmo de José Pinhal
O conceito e identidade visual da campanha foram desenvolvidos pela Tangity, agência que faz parte da consultora NTT Data e que é também naming sponsor da competição. A Trix assina o filme.
“A vida dura muito pouco para dares palco a outro” é o mote dos Young Lions deste ano. “A competição está de volta para desafiar toda uma geração de profissionais a demonstrarem o seu potencial criativo para representar Portugal num dos palcos mais prestigiados de setor”, aponta Ana Paula Costa, representante dos Lions Festivals em Portugal, junto com a MOP, sublinhando que “as competições Young Lions são um verdadeiro trampolim para as carreiras”.
O conceito criativo da edição deste ano é inspirado na figura e estilo de José Pinhal, apresentando uma imagem kitsch-pop. O conceito e identidade visual da campanha e do site foram desenvolvidos pela Tangity, agência criativa que faz parte da consultora NTT Data e que é também naming sponsor da competição, e a Trix assina a realização do filme.
“Falar para os mais jovens é sempre um desafio, porque as marcas têm de encontrar a linguagem e a forma certa de o fazer. Nesta campanha, creio que encontrámos um eixo verdadeiramente autêntico, porque os Tangity Young Lions Portugal prometem fazer exatamente o que José Pinhal não conseguiu no seu tempo: dar o devido reconhecimento ao talento, algo que acabou por só acontecer décadas após a sua morte. É o exemplo perfeito pela história, pela letra da sua música e pela estética para transmitirmos a ideia de que a vida dura muito pouco para darmos palco a outro, mais ainda no registo imagético kitsch que emergiu com o cantor, graças às novas gerações“, descreve citado em comunicado antecipado ao +M André Sentieiro, diretor criativo da Tangity Portugal.
Com inscrições a decorrer desde esta segunda-feira e até dia 6 de março, são chamados a participar profissionais até 30 anos nas categorias de imprensa/OOH, filme, digital, media, design, relações públicas e marketing. As candidaturas serão avaliadas e votadas por um coletivo de jurados nomeados pelas principais associações das áreas de marketing, publicidade e comunicação, que vão selecionar 70 jovens profissionais para passarem ao bootcamp.
Neste, terão 48 horas para responder a um briefing, apresentado pelas marcas patrocinadoras, sendo no final selecionadas as duplas vencedoras que viajam até ao Festival de Criatividade Internacional Cannes Lions, em representação de Portugal na competição internacional.
No top 3 dos países mais premiados nesta competição, em 2024 as duplas portuguesas ganharam uma medalha de bronze em Digital — Tomás de Matos Almeida e João Chicau – e duas shortlists – em Filme, com Francisco Machado e Daniel Gordon, e em Design, com David Canaes e Francisco Roque do Vale.
A Central de Informação é a agência responsável pela assessoria de imprensa e pela amplificação no digital da edição desta dos Tangity Young Lions Portugal, agora também no TikTok e LinkedIn, e a IPG Mediabrands a agência de media. A iniciativa conta ainda com a colaboração da 29 Graus, da Carma e NewsSearch e da Sagres. O +M, Público e RTP são os parceiros de media.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.