Marcas de mãos dadas com o Millennium Estoril Open. Aproximação aos clientes é o principal objetivo
Com um valor global a rondar os três milhões de euros, os patrocínios são "fundamentais" para o Millennium Estoril Open. Mas o que leva as marcas a investir em parcerias com a prova nacional de ténis?
O Estoril Open, que se realiza entre 26 de abril e 4 de maio, é marcado este ano pela despromoção de categoria, com a competição a integrar o ATP Challenger Tour, na categoria 175, voltando o torneio português de ténis à categoria ATP 250 em 2026. As marcas, no entanto, mantêm-se ao lado da prova, com parcerias e patrocínios que permitem a realização do torneio nos moldes em que o mesmo acontece.
“Os patrocínios são fundamentais para a viabilidade financeira do Estoril Open, não apenas no suporte financeiro, mas também na projeção internacional do torneio. As marcas contribuem para a robustez financeira e reputacional do evento, garantindo experiências premium para os parceiros, atletas e público“, diz João Zilhão, diretor do torneio, ao +M.
Este ano, o valor global de patrocínios ronda os três milhões de euros, “muito em linha com os anos anteriores”, aponta o responsável, acrescentando que este investimento “reflete o crescimento contínuo do evento e a sua atratividade para marcas de prestígio”.

Mas porque se associam as marcas a esta prova de ténis? João Zilhão aponta que uma parceria com o torneio garante às marcas exposição nacional e internacional através das transmissões televisivas e plataformas digitais, a promoção de “valores como excelência e sofisticação” por se associarem a um “evento de prestígio”, oportunidades de ativação de marca e interação direta com o público e networking “num dos eventos socio-desportivos mais relevantes em Portugal”.
O Millennium BCP, naming sponsor do Estoril Open desde 2015, destaca que este é “o evento desportivo mais relevante e prestigiado realizado em Portugal” mas que, para lá da sua dimensão desportiva, é também um “momento marcante na agenda social e corporativa nacional, proporcionando oportunidades únicas de interação com os mais variados stakeholders“.
“O evento é igualmente uma excelente plataforma para nos aproximarmos dos nossos clientes — particulares e empresas — e também de potenciais clientes“, sublinha Ricardo Valadares, diretor de comunicação do banco, acrescentando que o evento beneficia também de uma “comunicação muito forte e prolongada no tempo“, com cerca de cinco meses de exposição contínua.
Também o Major Group, que é pela primeira vez um dos senior sponsors do Estoril Open, diz que o objetivo desta aposta passa por “reforçar a cultura do Major Group de proximidade com as pessoas em momentos especiais“. A associação ao torneio surge também tendo em conta que grupo “valoriza estar presente em contextos que promovem o bem-estar e a qualidade de vida” e que “o Estoril Open representa exatamente isso”, aponta Gabriel Costa, CEO do Major Group.
Por parte da Porsche, marca que no ano passado decidiu renovar o seu patrocínio como senior sponsor por mais três anos, Nuno Costa também sublinha que o “principal motivo” da associação da marca ao Estoril Open “é claramente a oportunidade de network e contacto direto com clientes e aficionados Porsche“.
“Com mais de 600 convidados em nove sessões, temos tempo para aprofundar relações com clientes num ambiente descontraído e de ótima atmosfera. O esforço que a organização faz para promover um ecossistema de luxo e exclusividade é fantástico e muito profissional. Geramos leads e fechamos negócios que fazem parte da nossa avaliação posterior”, acrescenta o diretor de marketing da marca automóvel em Portugal.
Segundo Nuno Costa, o Estoril Open é o melhor evento em Portugal para o público-alvo da marca. “A Porsche é uma marca de automóveis desportivos de luxo. A combinação entre os nossos brand values e o ténis de alto nível é algo muito natural. A dinâmica de aceleração, travagem, mudança de trajetória, potência e concentração são características que poderiam caracterizar tanto o ténis de alto nível como a condução de um Porsche”, afirma.
A aproximação aos adeptos, através da criação de experiências relevantes e memoráveis, é também o que leva a Betclic a associar-se ao que considera ser “um dos eventos desportivos mais emblemáticos do calendário nacional, com grande projeção mediática e a participação de atletas de referência, tanto portugueses como internacionais”.
Após uma estreia “muito positiva” na edição anterior, a marca de apostas desportivas decidiu reforçar o seu compromisso com o evento para os próximos três anos como senior sponsor do torneio, numa aposta que faz “todo o sentido” para a marca em Portugal, mercado onde tem vindo a “consolidar” a sua presença em “modalidades chave” como o futebol e o basquetebol, surgindo o ténis “naturalmente como a próxima grande aposta”.
“Este é mais um investimento da estratégia ampla da Betclic de apoio consistente ao desporto em Portugal. Queremos continuar este caminho com responsabilidade e ambição, e desta vez contribuir para valorizar o ténis nacional e dar visibilidade a quem o pratica ao mais alto nível“, diz Tiago Simões, country manager da Betclic.
O Millennium BCP — que no ano passado renovou o seu patrocínio ao Estoril Open até 2027 — observa que também a medição de resultados sustenta a sua decisão de apoiar o evento. “No ano passado, por exemplo, o Millennium Estoril Open foi, segundo dados da BrandScore, o evento desportivo com maior recordação de marca em Portugal — superando mesmo eventos ligados ao futebol. Um feito extraordinário que confirma a relevância e eficácia desta parceria”, refere Ricardo Valadares.
Ativações
Entre as várias ativações que o evento vai acolher, o Millennium BCP vai promover ações que estimulem à interação com os visitantes do seu stand, como a entrega de porta-chaves personalizados e prémios aos vencedores de quizzes, a distribuição de gelados ou a promoção de sessões de autógrafos e passatempos nas redes sociais.
O banco vai ainda dispor de uma raquete gigante “ideal para fotografias partilháveis nas redes sociais” e da presença de um caricaturista no evento. No que diz respeito à área corporate, a marca conta com um espaço dedicado para receber clientes e convidados, onde estará também em exposição uma mostra dos troféus da atual edição, assim como das anteriores.
Além disso, os clientes do banco beneficiam de 25% de desconto na compra de bilhetes através do site do BCP.
Já a Porsche, que avança que vai investir perto de 500 mil euros “em tudo o que diz respeito” à sua presença no Estoril Open, vai expor os seus mais recentes modelos e organizar experiências de condução com pilotos profissionais e jogadores no Autódromo do Estoril.
Sendo senior sponsor na categoria automóvel, a marca destinou uma frota de 12 viaturas para o transporte de jogadores e VIP durante todo o torneio e vai também promover “dinâmicas de engagement, como seja através da presença do piloto de Formula E António Felix da Costa”. “Por outro lado expomos também um modelo na entrada do slice lounge numa caixa ‘Burago’. E, claro, apresentamos sempre um modelo no center court o que nos dá uma visibilidade brutal em termos de televisão”, refere Nuno Costa.
A marca terá ainda “o speed service brandizado com a marca”, com seis camarotes para os quais convidam clientes e parceiros de negócio para as nove sessões do torneio, acrescenta o diretor de marketing, que refere ainda ações nas redes sociais, onde a marca vai sortear bilhetes. No total, durante todo o torneio, a Porsche vai convidar mais de 600 pessoas a conviverem com a marca.
Este ano a Betclic optou por olhar para o Estoril Open “de uma forma original e bem-humorada, com uma campanha que parte de uma observação simples mas universal: quem já assistiu a um jogo de ténis ao vivo sabe o quanto o pescoço trabalha — sempre de um lado para o outro, a acompanhar cada jogada”, começa por contextualizar Tiago Simões.
Nesse sentido, e inspirada pela sua campanha “Aposto que não és capaz”, a Betclic lançou o desafio “Aposto que não és capaz de preparar o pescoço para o Millennium Estoril Open”, pelo que toda a sua comunicação gira à volta desta ideia. Além de um stand na Smash Area onde o público poderá receber massagens ao pescoço, a marca vai ainda oferecer brindes exclusivos.
Para amplificar a sua presença, a marca de apostas desportivas conta ainda com a presença dos seus influenciadores e embaixadores, que vão interagir com o público, criar conteúdos e “trazer algumas surpresas”.
Já o Major Group vai colocar um lounge exclusivo para “receber convidados, bem como todas as pessoas que desejem conhecer melhor o universo Major”, indica o seu CEO.
Na lista de patrocinadores da presente edição do torneio verificaram-se as saídas das marcas Smeg, Aquapor, Vanguard Properties e .pt, as quais são contrabalançadas com as entradas das marcas Major Group, Ocidental, Veolia, Haier, Insparya e Record/Jornal de Negocios.
Do conjunto de patrocinadores do evento faz parte a Câmara Municipal de Cascais enquanto host locality e a Porsche, a Emirates, o Major Group e a Betclic como senior sponsors. Já entre os official sponsors encontram-se as marcas Meo Empresas, Vista Alegre, Luso, Innowave, Ayvens, Bang & Olufsen, Azimut, Macallan, Piper-Heidsieck, Aperol Spritz, Oak Berry, André Opticas, Skechers, Maleo, DFK, Queijos Santiago, Haier, Insparya, Ocidental, Veolia, Isdin, CTT, Avis, Hospital da Luz, Sacoor, Nespresso, Heineken, Graham’s, Altano, Andros, Bonne Maman, Wilson, Dunlop e Fever-Tree.
Akt Creative, Hotel Cascais Miragem, Meo Blue Ticket, B Events, 3cket, MBW, Nannarella, Beltrão Coelho, Cooltra, PowerShield, AVA e Fnac são os official partners do tornei. Record, CNN Portugal, TVI, Eurosport, RFM, Raquetc, JCDecaux e Cision são os media partners.
O torneio conta ainda com a Sociedade Ponto Verde, Federação Portuguesa de Ténis, Turismo de Portugal, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril como institucional partners e com a Academia dos Champs como social responsability partner. O clube oficial é o Clube de Ténis do Estoril.
O evento vai ter transmissão nos canais TVI, CNN Portugal, V+, Max (HBO) e Eurosport, que vai levar a transmissão do torneio a mais mais de uma centena de países. A final de singulares, marcada para as 15h00 de domingo, será transmitida em direto e simultâneo na CNN Portugal e Eurosport.
Além disso, haverá acompanhamento nas plataformas digitais do torneio, incluindo website e redes sociais, “permitindo aos fãs acompanhar todas as incidências dentro e fora do court”, explica João Zilhão.
As expectativas do diretor do torneio para a edição deste ano são elevadas. “Espera-se a presença de mais de 40 mil espectadores e uma cobertura mediática significativa, reforçando o prestígio do evento. É também esperada a participação de jogadores de grande nível mundial. O torneio manterá os elevados padrões de qualidade que o caracterizam”, assegura.
“Com uma combinação de desporto de alto nível, experiências únicas e forte apoio de patrocinadores, o Millennium Estoril Open 2025 promete ser uma edição memorável no panorama desportivo e social“, conclui o João Zilhão.
A edição de 2025, que assinala uma década de competição, conta com a representação de uma dezena de nacionalidades. Nuno Borges, o atual número 43 do ranking ATP, lidera o contingente português, sendo que a presença de Jaime Faria, o número dois nacional, também está confirmada no torneio.
A lista de inscritos, ainda provisória por depender dos resultados do Masters 1000 de Madrid — que começa esta quarta-feira e se estende até 4 de maio — inclui outros nomes como o do brasileiro João Fonseca (59.º ATP), o dos norte-americanos Alex Michelsen (37.º ATP) e Learner Tien (69.º ATP), bem como outros jogadores como Kei Nishikori, Roberto Bautista-Agut, Pedro Martinez e Miomir Kecmanovic.
O sorteio do quadro principal está agendado para as 21h de domingo, dia 27 de abril, com a fase de qualificação a arrancar no dia seguinte.
Para lá do ténis, o Millennium Estoril Open vai ainda oferecer aos presentes uma programação complementar relacionada com áreas como a arte ou gastronomia e ainda atividades pensadas para os mais novos, nomeadamente o Kids Place e o Fun Center. O espaço conta também com uma zona de restauração.
Os bilhetes individuais e para apenas uma sessão (diurna ou noturna, nos dias em que existem duas sessões) variam entre os 10 e os 110 euros. Existe disponibilidade de aquisição de packs.
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