Pessoas +M

Mark Read abandona liderança da WPP até ao final do ano

+ M,

O CEO, que assumiu a liderança da WPP em 2018, deixa o cargo no final do ano, após mais de três décadas no grupo. O conselho de administração vai procurar um sucessor até lá.

Mark Read, CEO da WPP, anunciou esta segunda-feira que vai deixar a liderança do grupo. A saída acontece após mais de três décadas na WPP, tendo quase sete sido passados na liderança do grupo. Mark Read vai permanecer como diretor executivo do grupo até o final do ano, enquanto o conselho de administração procura o seu sucessor, refere o Financial Times.

Durante a liderança de Read, o preço das ações da WPP caia para cerca de metade, enquanto a empresa tem vindo a lutar contra o crescimento da tecnologia de IA que ajuda as empresas a automatizar a criação de anúncios. As ações da WPP estão a cair 1,43% na bolsa de Londres, para 550,6 pence.

O presidente do conselho de administração da WPP agradeceu a Mark Read as suas contribuições para o grupo “não apenas como CEO, mas ao longo de seus mais de 30 anos de liderança e serviços prestados ao grupo”. “Durante esse período, desempenhou um papel fundamental na transformação do grupo líder global em serviços de marketing, com recursos avançados de IA, dados e tecnologia, presença global e talento criativo incomparável, preparando a WPP para o sucesso a longo prazo”, diz Philip Jansen, citado em comunicado.

Por sua vez, Mark Read refere sentir que este “é o momento certo para entregar a liderança”. “Estou animado por explorar o próximo capítulo da minha vida e só posso agradecer a todas as pessoas brilhantes com quem tive a sorte de trabalhar nos últimos 30 anos e que tornaram possível o enorme progresso que alcançámos juntos. Gostaria também de agradecer ao Philip Jansen e ao restante conselho pelo apoio constante e espero apoiá-los na transição para o meu sucessor nos próximos meses”, afirma.

A WPP perdeu no ano passado o estatuto de maior grupo de publicidade a nível global, em termos de faturação, para a Publicis, ao mesmo tempo que viu as suas duas maiores rivais norte-americanas — a Omnicom e a IPG — anunciarem planos de fusão. A WPP, o maior grupo de publicidade do Reino Unido, conta com uma faturação de cerca de 15 mil milhões de libras (cerca de 17,8 mil milhões de euros) e mais de 100 mil funcionários a nível global.

Read assumiu a liderança do grupo em 2018, reformulando o grupo ao longo do seu período à frente do negócio, fundindo agências e vendendo outras. No entanto, as ações perderam mais de um quarto do seu valor só no ano passado, à medida que plataformas tecnológicas como a Google a Meta ou a Amazon se têm autonomizado e ganho predominância no setor da publicidade.

A Meta, dona do Facebook e Instagram, disse na semana passada que pretende automatizar totalmente a criação de anúncios usando inteligência artificial, até 2026, por exemplo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.