Ideias +M

Novo portal da segurança social tem assinatura do WYgroup

+ M,

O trabalho conjunto da Bliss Applications, WYcreative e WYperformance permitiu a construção de um portal renovado, que integra pela primeira vez a informação institucional e a Segurança Social Direta.

O WYgroup, através das suas empresas Bliss Applications, WYcreative e WYperformance, foi o responsável pelo desenvolvimento do novo portal da Segurança Social. O objetivo do projeto passa por “aproximar os serviços públicos das pessoas, através de uma presença digital mais simples, intuitiva e útil”.

“Este projeto foi um exercício de cocriação e de enorme responsabilidade. Sabíamos que não estávamos apenas a trabalhar para um cliente, mas para todos os cidadãos e empresas do país. O nosso foco foi desenhar soluções reais para necessidades reais, com impacto humano e social“, diz André Gil, CEO do WYgroup, citado em comunicado.

Começando com uma auditoria às plataformas existentes com o objetivo de identificar fragilidades e oportunidades de melhoria, procedeu-se depois ao “redesenho de toda a arquitetura de informação e navegação do portal, sob uma perspetiva centrada no utilizador e suportada por analítica comportamental“.

“Paralelamente, foi construído um novo design system, para web e mobile, que será utilizado de forma transversal pela Segurança Social, seguindo as melhores práticas de usabilidade, conteúdo e acessibilidade. A informação recolhida serviu de base para o desenvolvimento do novo conceito visual e de navegação, bem como para a criação de moodboards, jornadas de utilizador e workshops colaborativos com os respectivos stakeholders da Segurança Social. Para garantir a melhor experiência possível, foi desenhado um protótipo validado com testes de usabilidade e neuromarketing, com utilizadores reais”, detalha-se em nota de imprensa.

O trabalho conjunto da Bliss Applications, WYcreative e WYperformance permitiu a construção de um portal “totalmente renovado, que integra, pela primeira vez, a informação institucional e a Segurança Social Direta“.

“Além disso, organiza os conteúdos de forma mais clara e inclusiva, permite navegar por momentos de vida e simular prestações e subsídios, tudo através de um design moderno, leve e centrado no utilizador”, lê-se ainda na mesma nota.

A implementação técnica ficou a cargo do Instituto de Informática.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.