Liberdade de imprensa diminuiu em um quarto dos países. É o maior declínio desde 1975

+ M,

A deterioração da liberdade de imprensa foi verificada em todas as regiões do globo, afetando 15 países africanos, 15 europeus, seis nas Américas e seis na região da Ásia e Pacífico.

A liberdade de imprensa diminuiu em um quarto dos 173 países analisados pelo Instituto Internacional para a Democracia e Apoio Eleitoral (International IDEA), o que representa o declínio mais significativo desde o início da base de dados trabalhada por esta entidade, em 1975.

Esta deterioração da liberdade de imprensa foi verificada em todas as regiões do globo, afetando 15 países africanos, 15 europeus, seis nas Américas e seis na região da Ásia e Pacífico, refere o Relatório Global sobre o Estado da Democracia 2025 (GSoD na sigla em inglês), que aponta para uma deterioração da liberdade de imprensa e para o aumento da desigualdade económica também em Portugal.

O relatório aponta ainda para o facto de a democracia se ter deteriorado na Europa ao longo dos últimos cinco anos, sobretudo no que respeita a “liberdades civis” e “eleições credíveis”. A Europa Oriental responde por quase metade das 63 quedas registadas nos indicadores, “em grande parte devido a repressões sobre a sociedade civil e a oposição política na Bielorrússia, Geórgia e Rússia”.

Entre 2019 e 2024, um em cada três países sofreu também um declínio na liberdade de imprensa, “incluindo a Itália, onde os serviços de inteligência usaram software de espionagem contra ativistas dos direitos dos migrantes e jornalistas, e a Eslováquia, cujo encerramento da emissora pública em 2024 foi condenado pelos meios de comunicação independente como tratando-se de interferência política”, refere-se em nota de divulgação do estudo, onde se adianta que com “a guerra de agressão russa na Ucrânia em curso, o desempenho democrático da Rússia deteriorou-se ainda mais, em particular no que toca às liberdades civis”.

No entanto, “apesar destes retrocessos, a Europa continua a ser a região com melhor representação nos Índices Globais do Estado da Democracia, com a esmagadora maioria dos 45 países a manter níveis elevados ou médios no que concerne ao desempenho democrático”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liberdade de imprensa diminuiu em um quarto dos países. É o maior declínio desde 1975

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião