O desafio da SIC “é diário e permanente, independentemente dos resultados”, aponta Daniel Oliveira
O diretor de entretenimento da SIC sublinha a ambição de conquistar espectadores todos os dias. Veja algumas das novidades do canal para os próximos tempos.

O desafio da SIC “é diário e permanente, independentemente dos resultados”, defendeu Daniel Oliveira, diretor geral de entretenimento da SIC, num evento de apresentação de novidades da estação do Grupo Impresa.
Questionado sobre a posição do canal em relação à sua liderança, Daniel Oliveira disse que a SIC “trabalha todos os dias com o mesmo propósito, que é ter mais um espectador que no dia anterior e cativar os que já estão com o canal”, sendo esse “um desafio diário independentemente desse resultado e da liderança“.
“Queremos é apresentar uma boa proposta, apresentando os nossos valores, nunca fugindo disso, e procurando ter uma grelha tão diversificada quanto possível, com rostos também diversificados, para chegar a todos os públicos. O desafio é diário e permanente, independentemente dos resultados“, acrescentou em declarações aos jornalistas à margem do evento.
Em agosto, recorde-se, a SIC manteve a liderança das audiências que recuperou em abril, ao ficar separada da TVI por uma distância de 0,2 pontos percentuais (pp), menos 0,8 pp, face ao mês anterior. De acordo com a análise da Dentsu/Carat para o +M, a estação do grupo Impresa fechou o mês de agosto com um share de 14,2% e foi acompanhada em média por 296,8 mil pessoas.
Entre os programas destacados no evento de apresentação da nova grelha, no que toca ao entretenimento e ficção estão “Isto é Gozar com Quem Trabalha”, “Aldeia do Amor” — um novo programa apresentado por Júlia Pinheiro –, “Terra Nossa” ou “Lua Vermelha”. A SIC vai ainda continuar a apostar em novelas próprias — estreando a 22 de setembro “Vitória”, numa parceria da SIC com a OPTO e Disney+ –, na ficção turca e na sua parceria com a TV Globo, no âmbito da qual vai adaptar a história de “Páginas da Vida” à realidade portuguesa, numa novela que vai começar a ser gravada em outono.
O objetivo passa por “conjugar o que as pessoas esperam da SIC e que já tem a sua força — como o “Isto é Gozar com Quem Trabalha” e “Terra Nossa” — com a aposta em novas soluções para cativar mais público“, explicou Daniel Oliveira.
Já Bernardo Ferrão sublinhou no evento o facto de a SIC ter sido líder na informação em 2025 com o “Primeiro Jornal” e o “Jornal da Noite”, apontando que, em matéria de informação, o canal quer ser “irreverente sem esquecer a consistência“.
“Não somos só futebol, guerra ou política. Tentamos que as várias frentes estejam conciliadas para dar uma interpretação do mundo e do país como um todo“, disse o diretor de informação da SIC e diretor da SIC Notícias. Entre algumas novidades avançou a aposta em “Cidades Esquecidas”, uma série documental de quatro episódios sobre cidades que já foram protagonistas da história do mundo, e “Fora da Rota”, que consiste numa “viagem por algumas das paisagens mais espetaculares do mundo”.
Neste campo, os portugueses vão também poder continuar a contar com programas como “Guerra Fria”, “Polígrafo SIC”, “Jogos de poder”, “Contas Poupança”, “Investigação SIC”, “Grande reportagem”, “Essencial” e “Reportagem Especial”.
No que diz respeito à SIC Notícias, o canal comemora 25 anos em janeiro, pelo que “irá ser criada uma grande ocasião” para assinalar esse marco, garantiu Bernardo Ferrão. O diretor do canal disse ainda que “os números têm provado como a SIC Notícias tem sabido crescer com experiência acumulada e uma visão 360º, que faz de si um canal tão relevante“, acrescentando que o canal cresceu 17,6% desde o início do ano.
Recorde-se, no entanto, que a SIC Notícias perdeu em agosto o segundo lugar entre os canais de informação mais vistos em Portugal para o News Now. Ficando apenas atrás da CNN Portugal, o News Now subiu 0,3 pp para 2,2% de share, ficando 0,1 pp à frente do canal de informação do grupo Impresa, concretizando assim, no último mês a ultrapassem que começou a desenhar no início de agosto.
Para o futuro próximo, os telespectadores da SIC Notícias podem contar também com “novos painéis de comentário, novos programas, uma nova grelha adaptada à atualidade”. “É sempre isso que acontece na SIC Notícias, que não pára de estar em permanente adaptação à atualidade”, acrescentou Bernardo Ferrão.
No âmbito das eleições autárquicas que se avizinham, a SIC e SIC Notícias vão também apostar nos frente a frente entre os principais candidatos às duas maiores cidades do país e em debates entre os candidatos a algumas das principais câmaras municipais. Já para as presidenciais, os telespectadores podem contar com “duas grandes entrevistas com dois dos grandes candidatos” e “mais novidades que ainda não podem ser reveladas”.
Sobre a possível transmissão de jogos de futebol — numa altura em que os direitos de transmissão das competições europeias estão exclusivos dos canais sob assinatura (Sport TV e Dazn) e em que os canais da Media Capital estão a transmitir os jogos em casa do Moreirense, após um acordo celebrado com o clube minhoto –, Daniel Oliveira disse que a SIC “está sempre à procura de investimentos que sejam racionais com a realidade portuguesa e o contexto português”, pelo que poderá considerar essa possibilidade “quando surgirem boas oportunidades e que tenham enquadramento financeiro”.
No evento de apresentação de novidades da estação, foi ainda destacado a realização da segunda edição do Tribeca Festival Lisboa 2025, entre 30 de outubro e 1 de novembro, ou da 29ª edição do Globos de Ouro, cuja gala decorre no dia 28 de setembro e que conta com convidados como Calum Scott, Trovante, Silence 4 ou Laura Pausini. Já a SIC Esperança promove uma nova edição da campanha “Trocados por Miúdos”, para apoiar projetos educativos.
A Impresa, dona da SIC, SIC Notícias e também do Expresso, fechou o primeiro semestre com um prejuízo de 5,1 milhões de euros, um agravamento de 27,1% na comparação com o período homólogo.
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