Instagram e WhatsApp são as redes sociais mais utilizadas pelos portugueses
Instagram e WhatsApp são as redes sociais mais utilizadas pelos portugueses. WhatsApp destrona Facebook também em termos de penetração, revela Marktest.
O Instagram é, pelo segundo ano consecutivo, a rede social que os portugueses mais utilizam (com mais de 32% de referências) e o WhatsApp ocupa a segunda posição, com cerca de 25% de referências. É, no entanto, a rede social mais referida pela maioria dos inquiridos no escalão etário entre os 35 os 44 anos, dos residentes no Interior Norte e dos indivíduos das classes sociais mais altas.
Os dados são dados da mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, elaborado pela Marktest e com uma amostra de 801 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, realizadas entre os dias 3 e 15 de julho.
O estudo confirma o arrefecimento do domínio do Facebook — que até 2023 se encontrava em primeiro lugar neste critério—, que ocupa agora a terceira posição, mencionada por quase 23% dos inquiridos. Esta rede social continua, ainda assim, a ser referida como sendo utilizada com mais frequência pelos indivíduos mais velhos.
O Facebook continua, no entanto, a ser a rede social com maior notoriedade espontânea, sendo a primeira referência dada por mais de 58% dos inquiridos. O Instagram ocupa a segunda posição (29% de referências), seguindo-se o TikTok (4%), o WhatsApp (3%) e o X (2.8%).
Quando o critério é a penetração, o WhatsApp surge, pela primeira vez neste estudo, na primeira posição, com 89,9% de referências entre os utilizadores de redes sociais. O Facebook cai para o segundo lugar com um valor muito próximo (89.4%). Instagram (86.3%), Messenger (74%), YouTube (63%) e LinkedIn (52%) mantêm as posições do ano anterior.
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