Schäuble: Corte da dívida grega viola lei europeia
Para o ministro alemão, um alívio da dívida não é uma opção devido às leis europeias. Se o país quer cortes, tem de sair da Zona Euro.
Para Wolfang Schaeuble, ministro das finanças alemão, a possibilidade de aliviar a dívida grega está fora de questão, visto que viola leis europeias. Para tal ser possível, o país teria de abandonar a zona euro. O comentário é avançado pela Bloomberg, e vem no seguimento das declarações do Fundo Monetário Internacional acerca da necessidade de medidas de alívio adicionais.
"Não podemos aceitar um corte da dívida de um membro da moeda única europeia, está excluído pelo Tratado de Lisboa”
O ministro alemão afirmou também que a Grécia vai ser capaz de completar o programa de resgate financeiro se forem cumpridas todas as condições impostas pelos credores. Estes, por sua vez, não podem deixar de pressionar Atenas. “A pressão para que a Grécia desenvolva reformas tem de ser mantida para que se torne competitiva, senão não pode continuar na Zona Euro.”
Também Jeroen Djesselbloem teve uma palavra a dizer sobre este assunto, garantindo que os Países Baixos não iriam participar no resgate grego se o FMI retirar o seu apoio, visto que o programa não seria mais viável.
Os juros da dívida grega a dois anos estão esta quinta-feira nos 9,444%, tendo superado a fasquia dos 10% nesta quarta-feira, dia das declarações do FMI.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Schäuble: Corte da dívida grega viola lei europeia
{{ noCommentsLabel }}