“Regionalização tem de ser novamente trazida a debate”, diz Rui Rio

Para Rui Rio, a “regionalização tem de ser novamente trazida a debate“. O líder dos social-democratas falava sobre o investimento no interior numa visita ao concelho de Elvas, no Alentejo. O tema já não será falado nesta sessão legislativa, que acaba daqui a mês e meio, mas Rio quer que seja debatido ainda nesta legislatura.

Quanto à descentralização, o presidente do PSD questionou mesmo “que país queremos ter daqui a 50 anos?” quanto à falta de políticas para o desenvolvimento do interior, em declarações transmitidas pela RTP3. Por isso, temos de “desconcentrar e descentralizar”.

Deu como exemplo a Alemanha, referindo que “as coisas não estão todas concentradas em Berlim, estão noutros pontos do país (…) o próprio Banco Central Europeu, na Alemanha, não fica em Berlim”. Portanto, sendo Portugal um país mais pequeno, Rui Rio considera natural que seja ainda mais fácil tratar este assunto olhando “para o território como um todo” e não só para Lisboa ou Porto.

Por esse motivo, admite que “está na agenda do PSD fazer esse debate outra vez“, mas que já não será feito nesta sessão legislativa. Quer fazê-lo nesta legislatura, mas confessa que depende de vários fatores. “Para já estamos a tratar do sistema eleitoral, depois a descentralização que pode passar pela regionalização”, aponta.

Relacionados