Nas notícias lá fora: reforma fiscal, dívida dos EUA e Tesla

  • Joana Abrantes Gomes e ECO
  • 8 Outubro 2021

A Irlanda avança com a subida da sua taxa de imposto sobre as empresas. O Senado dos EUA aprovou o aumento do limite máximo da dívida do país até dezembro. A Tesla muda-se para o Texas.

A Irlanda vai finalmente avançar com a subida da sua taxa de imposto sobre as empresas, tornando-se subscritora de um acordo mundial sobre uma reforma fiscal. O Orçamento do Estado espanhol já foi aprovado em Conselho de Ministros e traz muitas novidades fiscais. Nos EUA, Joe Biden e a sua Administração respiram de alívio após a aprovação no Senado de um projeto-lei que permite aumentar o limite máximo da dívida do país até dezembro. O milionário Elon Musk vai mudar a sede da sua fabricante de veículos elétricos, a Tesla, para o Texas. Conheça estas e outras notícias da atualidade internacional.

The Irish Times

Irlanda aceitar subir imposto sobre empresas e reforma fiscal mundial avança

O Governo irlandês aceitou subir a sua taxa de imposto sobre as empresas, o que coloca a Irlanda no grupo dos Estados subscritores de um acordo mundial sobre a reforma da fiscalidade. Esta decisão de Dublin levanta um dos últimos obstáculos à concretização do projeto desenvolvido no âmbito da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). “É uma etapa muito importante” na reforma mundial, disse o ministro das Finanças, Paschal Donohoe, especificando que, para se chegar a um compromisso, o texto do acordo fala agora de um imposto sobre as empresas de uma taxa efetiva mínima de 15%, e já não de “pelo menos 15%”, formulação a que Dublin se tinha oposto porque, na sua opinião, deixava a porta aberta a futuras subidas.

Leia a notícia completa no The Irish Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Expansión

Orçamento espanhol com despesa pública em níveis recorde

O Governo espanhol vai investir 12.550 milhões de euros em apoios e incentivos aos jovens, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado que foi aprovada em Conselho de Ministros na quinta-feira. Pedro Sánchez tem ainda previsto um cheque cultural de 400 euros para os jovens de 18 anos. O Ministério das Finanças prevê que a receita fiscal aumente 8%, até aos 232.352 milhões de euros, num Orçamento repleto de novidades fiscais como a introdução de uma taxa mínima de IRC de 15%, a reintrodução das deduções à coleta das verbas alocadas a Planos de Poupança Reforma privados ou o prolongamento das medidas introduzidas para travar os preços da eletricidade. Tudo possível graças a uma almofada de seis mil milhões de euros, explicou a ministra das Finanças do país, Maria Jesús Montero.

Leia a notícia completa no Expansión (acesso condicionado, conteúdo em espanhol).

The New York Times

Senado dos EUA aprova acordo para evitar incumprimento no país

O Senado norte-americano aprovou um projeto-lei para aumentar o limite máximo da dívida do país até dezembro, afastando temporariamente a ameaça de incumprimento por parte da maior economia do mundo. A administração liderada por Joe Biden consegue assim não entrar em incumprimento a partir de 18 de outubro. Apenas os senadores democratas aprovaram um projeto de lei, por 50 votos contra 48, que aumentará o limite da dívida do país em 480 mil milhões de dólares e que lhe permitirá fazer pagamentos até ao início de dezembro. A Câmara dos Representantes, de maioria democrata, deverá aprová-la em breve, provavelmente até meados da próxima semana.

Leia a notícia completa no The New York Times (acesso livre, conteúdo em inglês)

Reuters

Tesla muda sede para o Texas

O diretor executivo e fundador da Tesla, Elon Musk, disse na quinta-feira que a fabricante de carros elétricos planeia mudar a sua sede de Palo Alto, em Silicon Valley, na Califórnia, para Austin, no estado do Texas, onde está a construir um enorme complexo de fabrico de carros e baterias. Deste modo, a Tesla junta-se a empresas como a Oracle, a HP e a Toyota na mudança da sede para o Texas, onde a mão-de-obra é mais barata e a regulamentação menos rigorosa, a partir da Califórnia, que tem impostos e custos de vida relativamente elevados.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Financial Times

China pede aos mineiros de carvão que aumentem produção para fazer frente à crise energética

A China ordenou aos mineiros de carvão que impulsionassem urgentemente a produção, face à crise energética que ameaça as fábricas do país, obrigando o Presidente Xi Jinping a recuar em relação aos seus compromissos de combate às alterações climáticas. Uma das maiores regiões produtoras de carvão na China, a Mongólia Interior, instruiu 72 mineiros locais para aumentar a capacidade em 100 milhões de toneladas, de acordo com um relatório do Securities Times, um jornal financeiro nacional sob controlo do Estado.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: reforma fiscal, dívida dos EUA e Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião