Medicina de precisão torna-se ferramenta chave na luta contra o cancro

  • Servimedia
  • 1 Abril 2022

Esta nova tendência na medicina passa por dar uma combinação de medicamentos adequada ao perfil biológico de cada doente.

A medicina de precisão é uma nova tendência na medicina, cujo objetivo é dar a um paciente específico uma combinação de medicamentos adequada ao seu perfil biológico, e tornou-se um instrumento-chave na luta contra o cancro. A Sociedade Espanhola de Patologia Anatómica sublinha a sua importância na alteração do prognóstico destas doenças, noticia a Servimedia.

Quando uma pessoa é diagnosticada com cancro, recebe o mesmo tratamento que outras pessoas com o mesmo tipo e fase de cancro, sem ter em conta as particularidades da pessoa ou o cancro de que sofre. No entanto, graças à aplicação de ferramentas inteligentes ao campo médico, especialmente na área do diagnóstico e adaptação de tratamentos, as características individuais de cada paciente podem ser tidas em conta, incluindo as características genómicas e moleculares tanto dos tumores como dos próprios pacientes, conseguindo uma maior eficácia no tratamento, evitando ao máximo os possíveis efeitos secundários e racionalizando também as despesas de saúde.

A presidente da Federação das Associações Médicas Científicas Espanholas (Facme), Pilar Garrido López, salientou no último Comité de Saúde do Senado que se espera que nos próximos anos sejam diagnosticados mais 40% de doentes com cancro, mas que o problema está em garantir que os doentes possam viver bem e durante muito tempo. A este respeito, a medicina de precisão poderia ser a chave para aumentar tanto o tempo como a qualidade de vida dos pacientes,

José del Corral, CEO da empresa espanhola KeyZell, que está a desenvolver um sistema inovador de inteligência artificial que pretende ser o futuro da medicina de precisão em oncologia (Oncology Precision System), afirmou que “identificar o tratamento mais adequado para um paciente com um perfil genético e epigenético específico é um grande desafio para os profissionais médicos. Portanto, acreditamos que a Inteligência Artificial seja uma ferramenta chave, pois é capaz, a partir de uma grande quantidade de dados (tais como informação genómica, história médica e tratamentos aprovados), reconhecer padrões que lhe permitem encontrar a combinação de fármacos que terá a maior eficiência para o paciente.”

Neste sentido, a Federação Espanhola de Empresas de Tecnologia da Saúde (Fenin) destaca a medicina de precisão como uma das linhas específicas para avançar na luta contra o cancro, que também faz parte da Estratégia contra o Cancro do Conselho Interterritorial e do Plano Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medicina de precisão torna-se ferramenta chave na luta contra o cancro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião