MFE atinge rendimento líquido positivo no 1º semestre de 2022

  • Servimedia
  • 28 Setembro 2022

A Media For Europe (MFE) conseguiu, no primeiro semestre de 2022, aumentar a receita, diminuir a dívida e atingir um rendimento líquido positivo de 84,6 milhões.

A Media For Europe (MFE), o grupo que detém a Mediaset, registou um lucro líquido positivo de 84,6 milhões no primeiro semestre de 2022, noticia a Servimedia.

A MFE observou que as receitas da Mediaset España permaneceram estáveis (415 milhões de euros), bem como os custos (319 milhões), e que as redes do grupo mantiveram a sua liderança absoluta nas 24 horas com uma quota de 29,5% do alvo comercial, e que Telecinco confirmou a sua posição como o canal espanhol mais visto no alvo comercial no total do dia (14,1%).

Além disso, a empresa conseguiu aumentar as suas receitas líquidas consolidadas para 1.388 milhões de euros, um lucro operacional (EBIT) positivo de 112 milhões de euros e um fluxo de caixa livre de 270 milhões de euros. A dívida financeira líquida consolidada em 30 de Junho de 2022 ascendia a 630 milhões de euros, em comparação com 869 milhões de euros no início do período.

A empresa salienta que estes resultados positivos foram alcançados num contexto de crise geopolítica e económica caracterizada por uma inflação crescente, emergência energética e propensão decrescente para o consumo, e que o grupo não foi afetado por impactos significativos graças à sua reatividade de gestão imediata.

As receitas líquidas consolidadas aumentaram em relação ao mesmo período do ano passado e as vendas de publicidade do grupo, apesar de um segundo trimestre muito difícil, registaram uma tendência melhor do que a do mercado graças à liderança televisiva dos canais Mediaset, tanto em Itália (mais de 40% de quota do alvo comercial em horário nobre) como em Espanha.

Na mesma declaração, a MFE diz, ainda, que, através de um “controlo cuidadoso dos custos, apesar do aumento da inflação e dos preços da energia”, conseguiu obter um resultado líquido positivo no primeiro semestre do ano, uma diminuição acentuada da dívida e um fluxo de caixa livre significativo.

Resultados em Espanha

Relativamente à evolução dos resultados em Espanha, a MFE salienta que as receitas ascenderam a 415 milhões de euros, um valor semelhante ao de 2021 (423 milhões de euros) 2021. As receitas brutas de publicidade ascenderam a 385 milhões em comparação com 406 milhões em 2021, um valor em linha com o do mercado televisivo local (-5,0%, de acordo com dados Infoadex).

Entretanto, os custos em Espanha mantiveram-se estáveis em 319 milhões de euros, o mesmo valor que no mesmo período do ano passado. Além disso, as redes do grupo mantêm a sua liderança 24 horas por dia com uma quota de 29,5% do objetivo comercial. Telecinco é confirmado como o canal espanhol mais assistido no alvo comercial no total do dia (14,1%).

Relativamente à evolução previsível das operações, a MFE assinala que as previsões dos principais estudos de investigação estão progressivamente a delinear possíveis cenários de recessão para o último trimestre de 2022 e para o início do próximo ano. Mas diz que, mesmo neste contexto, “graças ao forte posicionamento editorial, à considerável quota de mercado mantida no mercado publicitário e à capacidade de ajustar rapidamente os custos à tendência das vendas de publicidade, o grupo MFE confirma o seu objetivo de alcançar resultados para o exercício financeiro de 2022“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MFE atinge rendimento líquido positivo no 1º semestre de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião