Ganhe um “presente” do Estado ajudando quem mais precisa
Antes de dar as boas-vindas a 2023, aproveite para fazer um donativo a uma instituição que ajuda a tornar o mundo melhor e, em troca, além de ficar com o coração cheio recebe um benefício fiscal.
Com o ano quase a terminar é altura de começar a fazer contas às despesas que poderá deduzir no IRS. Entre os prémios dos seguros do carro e da casa, e as despesas de saúde e de educação existe ainda lugar para contabilizar os donativos concedidos a entidades de cariz social, como instituições religiosas, culturais, desportivas e educacionais.
Através de uma boa ação, com vista a ajudar quem mais precisa, pode também ajudar a sua carteira. Isto porque é possível deduzir à coleta de IRS até 25% do valor dos donativos realizados a instituições sociais.
No caso de o donativo ser feito a uma entidade que não pertença ao Estado há lugar a um limite de 15% do valor da coleta. E no caso dos donativos a entidades religiosas, estes beneficiam de uma majoração até 30%, em vez dos tradicionais 25%.
Isto significa que, por exemplo, num donativo de 1.000 euros concedido à Comunidade Vida e Paz ou à Helpo, o Fisco considera para efeitos de dedução à coleta 1.250 euros (1.000 euros x 125%), que corresponde a um abatimento ao imposto a pagar de 187,5 euros (1.250 euros x 15%).
Além da Comunidade Vida e Paz, que há mais de 30 anos ajuda pessoas carenciadas de norte a sul do país, e da Helpo, que apoia populações (sobretudo crianças) mais vulneráveis em Portugal, Moçambique, São Tomé e Ucrânia, há muitas outras organizações que merecem ser ajudadas.
Um bom ponto de partida é consultar a listagem de 4.571 entidades reconhecidas pelo Fisco para onde também pode consignar 0,5% do IRS.
Os donativos devem ser declarados no anexo H do modelo 3 do IRS e deve ser sempre pedido um comprovativo do donativo, no caso de ser alvo de uma auditoria fiscal.
Antes de soarem as 12 badaladas de boas-vindas a 2023, aproveite para fazer um donativo a uma instituição que ajuda quem mais precisa. De volta, além de ficar com o coração cheio o Estado enche a sua carteira com um benefício fiscal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ganhe um “presente” do Estado ajudando quem mais precisa
{{ noCommentsLabel }}