Powermedia fecha 2022 com faturação de 108 milhões
"Em relação a 2019, o último ano antes do impacto da pandemia no mercado, a Powermedia cresceu, até 2022, cerca de 38%, enquanto o mercado cresceu 4% no mesmo período", diz a central.
A central de compras Powermedia fechou 2022 com uma faturação de que ultrapassa os 108 milhões de euros. É o melhor resultado de sempre – o dobro do que faturava há cinco anos – e traduz um crescimento acima do mercado, assegura a central presidida por Pedro Teles Baltazar, em representação da agência de meios Nova Expressão, da qual é dono. A agência que lidera, por seu turno, teve uma faturação de 40,5 milhões de euros, um crescimento de 68,1% em relação a 2019, o último ano pré pandemia.
“Em relação a 2019, o último ano antes do impacto da pandemia no mercado, a Powermedia cresceu, até 2022, cerca de 38%, enquanto o mercado cresceu 4% no mesmo período“, concretiza a central, que tem também como administrador André Freire de Andrade, CEO Iberia e SS Africa da Dentsu, o grupo que detém a Carat Portugal, a maior agência de meios do país, de acordo com o ranking MediaMonitor.
As estimativas de dimensão do mercado publicitário português apontam para que em 2022 se tenham atingido os 620 milhões de euros de publicidade, dos quais 540 milhões através das agências de meios. Os meios que canalizaram maior investimento de compra de espaço publicitário foram a televisão (open TV e pay TV) com 51,1% e o digital, com 28,2%.
2023 é encarado como “um ano desafiante em todos os sentidos na conjuntura atual, marcada pela guerra, a inflação, a crise energética, a crise das grandes tecnológicas e o crescimento da inteligência artificial no universo da publicidade digital”, antecipa a central.
A Powermedia é agora, destaca, a segunda maior central de compras do mercado português de acordo com o ranking Media Monitor, que contabiliza o investimento publicitário a preços de tabela, ou seja, sem os descontos aplicados na negociação com os meios.
De acordo com Media Monitor, a maior central é a Megameios – que inclui as agências Initiative, Starcom Media Vest Group, Zenith, Universal Media e Reprise. Segue-se a Power Media – que integra a Carat, Nova Expressão, Media Gate e comOn -, a Havas Media Group, o GroupM e o Omnicom Media Group.
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