Marketing

Super Bock Group desenvolve cerveja com 3,3% de álcool e menos 30% de calorias

Carla Borges Ferreira,

Bruno Albuquerque, diretor de marketing de cervejas e patrocínios do Super Bock Group, explica ao +M o lançamento da Super Bock Sky, cerveja com potencial para chegar a um milhão de consumidores.

Bruno Albuquerque, diretor de marketing cervejas e patrocínios do Super Bock Group

A novidade foi apresentada internamente esta sexta-feira, na convenção de vendas do Super Bock Group, que junta cerca de mil colaboradores e parceiros na Alfândega do Porto. Ao fim de cinco anos de desenvolvimento, o grupo vai colocar uma nova cerveja no mercado. Bruno Albuquerque, diretor de marketing cervejas e patrocínios do Super Bock Group conversou com o +M sobre esta aposta, um “conceito que parece simples e obvio, como todas as boas ideias“. É também, e sobretudo, “um conceito super validado em testes ao consumidor“, acrescenta.

Trata-se da Super Bock Sky, uma cerveja de trigo “mais suave e refrescante”, com 3,3% de álcool (o teor da Super Bock é 5,2%) e menos 30% de calorias. Este resultado, explica Bruno Albuquerque, tem vindo a ser trabalhado ao longo dos últimos cinco anos e traduz “a incorporação de “muito know how cervejeiro, mas também tecnológico”.

Testámos vários caminhos, foi difícil chegar a um líquido que agradasse”, recorda. A fórmula foi desenvolvida de raiz. “É fácil chegar ao que já existe e cortar propriedades”, diz. Não foi o caso e, acredita o responsável, o resultado final é “um líquido com espuma, com uma cor incrível, é ‘cerveja a sério'”. “Vamos conseguir entregar o mesmo prazer, mas sem a preocupação de “vou beber mais uma cerveja'”.

A Super Bock Sky é então pensada “para quem não aprecia uma cerveja tão encorpada”. “Esta leveza, este conceito e este líquido pretende acompanhar as mudanças comportamentais e de estilo de vida que se têm vindo a fazer sentir sobretudo nos últimos 10 anos. Mantemos a proposta de valor, mas acompanhando um estilo de vida mais ativo e saudável, mas sem abdicar do prazer”, resume.

O nome, Super Bock Sky, “tem vários significados em termos de metáfora e fonética. Remete para o céu, para um universo mais suave e não tão intenso, para uma certa leveza de espírito”, explica. O nome é pensado também para os mercados externos.

“Em Portugal, e mesmo na Europa, não há propostas neste sentido. Nos EUA o caminho está a ser trilhado. A grande tendência são as cervejas mais fáceis de beber, com perfil mais suave”

Bruno Albuquerque acredita que com esta nova marca vão conseguir uma “incrementalidade do negócio e não canibalização”. “Um quarto do mercado de pessoas que bebem cerveja mas não se revém nas ofertas e a preocupação com saúde e bem-estar tem vindo a aumentar. Esta proposta é muito diferenciadora e dá resposta a essas questões“, defende.

Em Portugal, e mesmo na Europa, não há propostas neste sentido. Nos EUA o caminho está a ser trilhado. A grande tendência são as cervejas mais fáceis de beber, com perfil mais suave”, descreve Bruno Albuquerque. “O nosso liquido é de facto algo que está num nível muito superior”, garante.

O driver era entregar uma cerveja suave, menos amarga, muito refrescante e que fosse realmente boa. Menos calorias é um benefício adicional“, conta.

Um público mais jovem e as mulheres, onde a penetração de cerveja não chega aos 30%, são dois dos targets. “A categoria de cervejas, no agregado, anda nos 40% em mulheres”, número que o Super Bock Group acredita que pode crescer com esta nova marca. “É uma proposta de valor mais atual e inclusiva. Responde a consumidores mais ocasionais, é mais apelativa para as mulheres e jovens com mais de 18 anos” e também, acrescenta “para quem está indeciso entre beber ou não mais uma cerveja”.

Em termos de distribuição, a Super Bock Sky vai estar em todos os formatos, canais e pontos de venda nos quais o grupo está presente, explica o responsável pelo marketing de cervejas e patrocínios do grupo. O preço será idêntico ao da Super Bock original.

A nova marca vai começar a ser comunicada em meados de maio. A campanha vai ser multimeios, incluído ativação em loja e ponto de vendas. A Super Bock vai também estar em festivais como Primavera, Super bock, Paredes de Coura e Meo Sudoeste, para além de “centenas de eventos”.

Bruno Albuquerque não revela valores de investimento, mas garante que “é muito significativo e está ao nível do que fazemos na original. É um investimento muito robusto”, diz.

O conceito criativo da nova marca e campanha é da agência O Escritório, que também trabalha a Super Bock, e o planeamento de meios da Initiative. A Live Content ativa a marca no digital, explica o responsável.

Quanto a expectativas, Bruno Albuquerque refere que o ponto mais importante é que seja “incremental para a categoria de cervejas. “25% dos consumidores não têm uma proposta de valor que lhes agrade e temos 4 milhões de pessoas que consomem cervejas“, diz. Ou seja, “não no primeiro ano mas a prazo”, a expectativa aponta para um milhão de consumidores.

“É a primeira cerveja portuguesa com estas características. Parece simples, mas falamos de expertise nacional e tecnologia, num desenvolvimento que demorou cinco anos”, reforça.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.