Media

Rádio Comercial segue na liderança das audiências, RFM bate recorde

Carla Borges Ferreira,

A Bauer Media obteve uma AAV de 31,2%, um reach semanal de 54,7% e um share de audiência de 41,3%. A Renascença Multimédia fecha o período uma AAV de 27,5%, um reach de 52,4% e um share de 35,1%.

A Rádio Comercial fechou a segunda vaga do Bareme Rádio de 2023 como a estação mais ouvida do país, com uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 21,2%, mais 0,9 pontos percentuais (pp) do que no início do ano. A RFM, na segunda posição, ultrapassou por três décimas a marca dos 20% de AAV, um crescimento de 1,3 pp na comparação com a primeira vaga deste ano.

A estação da Bauer Media registou uma reach semanal de de 40,2% e um share de audiência de 26,3%, enquanto a rádio do universo Renascença Multimédia se situou nos 38,5 de reach semanal e nos 25,9% de share de audiência.

Na terceira posição mantém-se a M80, também do Bauer Media, com uma AAV de 8,5%, um reach de 19,6% e um share de 9,8%.

A quarta posição permanece no grupo Renascença Multimédia, com a Renascença a fechar a segunda vaga com uma AAV de 6,1%. Segue-se Antena 1 com 5,2% e a Cidade FM com 5%.

A TSF, do Global Media Group, regista uma AAV de 3,9%, percentagem que a coloca na 7ª posição do Bareme Rádio. Voltamos de seguida ao grupo liderado com José Pedro Ramos Pinheiro, com a Mega Hits a registar uma AAV de 3,4%.

A Antena 3, do grupo RTP, ocupa a 9ª posição, com uma AAV de 1,7% e a posição seguinte é da Rádio Observador, com 1,2%. A Smooth Fm regista 1,1%.

Abaixo da fasquia dos 1% surge a Antena 2, a Rádio Nova Era, a Vodafone FM, a Estação Orbital e ainda a Rádio Meo Sudoeste.

Analisando por grupos, o conjunto de rádios liderado por Salvador Bourbon Ribeiro obteve uma AAV de 31,2%, um reach semanal de 54,7% e um share de audiência de 41,3%. A Renascença Multimédia fecha o período uma AAV de 27,5%, um reach semanal de 52,4% e um share de audiência de 35,1%.

O grupo RTP, bastante distante, surge com uma AAV de 7,5%, um reach semanal de 14,8% e um share de 7,6%.

As entrevistas que integram esta segunda vago do ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 6 de janeiro e 28 de abril.

A AAV, recorde-se, é o número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação, no período de um dia, independentemente do tempo despendido. O reach semanal mede o número ou percentagem de indivíduos que escutaram uma estação de rádio, no período de uma semana (sete dias), independentemente do tempo despendido, e o share de audiência é a percentagem de tempo despendido, por um conjunto de indivíduos, na escuta de uma estação, relativamente ao tempo total de audição de Rádio, num dado período.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.