BRANDS' ECO União de Freguesias de Faro destacou-se na última edição do Prémio Autarquia do Ano
O projeto “Promoção de Estilo de Vida Saudável”, realizado pela União de Freguesias de Faro foi premiado na quarta edição do Prémio Autarquia do Ano.
Realizado pela União de Freguesias de Faro “Promoção de Estilo de Vida Saudável”, inserido na categoria “Desporto e Vida Saudável” e na subcategoria “Promoção de Estilo de Vida Saudável”, foi premiado na quarta edição do Prémio Autarquia do Ano.
1. Qual o processo inerente à criação e implementação do projeto, que acabou por se tornar vencedor nesta 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?
O processo de criação e implementação deste projeto envolveu várias etapas cruciais. Inicialmente, foi identificada a necessidade de abordar carências na área da saúde na comunidade local. Em seguida, foi formada uma equipa de profissionais devidamente qualificados nas áreas da medicina dentária, psicologia, enfermagem, terapia da fala, medicina tradicional chinesa, nutrição e fisioterapia.
A implementação começou com a definição de estratégias para abordar essas necessidades, destacando-se a realização de atividades de sensibilização nas escolas, focando-se na promoção da saúde desde a infância. Foi estabelecida uma estreita colaboração com os agrupamentos de escolas locais para alcançar um público mais amplo e envolver a comunidade educativa. Através deste processo, o projeto ganhou vida, demonstrando uma abordagem proativa, focada na educação, prevenção e promoção da saúde, e culminou com o reconhecimento com a distinção Prémio Autarquia do Ano, na categoria correspondente, o que muito nos honrou.
2. Quais foram as razões e necessidades que levaram ao desenvolvimento do projeto em questão?
Considerando a saúde como um valor fundamental para os cidadãos e tendo em conta que as autarquias locais, e neste caso, as freguesias, são os primeiros pilares da atuação junto da população, a União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro), verificando a carência de algumas valências de saúde na sua área territorial, que não respondiam de forma satisfatória à necessidade dos seus fregueses, decidiu colocar ao dispor dos cidadãos (recenseados e moradores) uma série de serviços nesta área.
O Espaço Saúde da União das Freguesias de Faro conta com uma equipa de profissionais qualificados, de reconhecido mérito e competência, que tem ao seu dispor os meios necessários ao diagnóstico e tratamento dos cidadãos mais vulneráveis e em situação financeira mais precária. De forma a suprimir as carências sentidas pelos fregueses no que à prestação de serviços de saúde diz respeito, a União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) apresenta uma série de valências na área da saúde que vão desde a intervenção direta à intervenção em comunidade. Os serviços de Medicina Dentária, Psicologia, Enfermagem, Terapia da Fala e Medicina Tradicional Chinesa pretendem dar respostas individualizadas aos diferentes problemas nas áreas supracitadas, com especial enfoque nas famílias mais desfavorecidas e em situação de vulnerabilidade económica. Já a Nutrição e a Fisioterapia são gabinetes mais vocacionados para a intervenção em comunidade.
3. Como foi o processo de escolha da categoria a inscrever nesta 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?
Foi um processo relativamente simples, pois este ano, pelo seu valor comunitário e social, decidimos apresentar este projeto que se encaixava na perfeição, na categoria que concorremos.
4. Quais foram os resultados práticos da implementação do projeto em questão, junto da sua comunidade?
Abordando os projetos dos Gabinetes da Nutrição e da Fisioterapia que estão fortemente vocacionados para a intervenção na comunidade é de salientar que o projeto do Gabinete de Nutrição, sabendo que na infância e adolescência são desenvolvidos hábitos e preferências alimentares, que tendem a persistir ao longo da vida, torna-se necessário encorajar a prática de hábitos saudáveis desde cedo. Assim, a atividade do gabinete de nutrição tendeu a combater estes problemas através de ações que alertam para a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis. Ao longo de 2022 as atividades realizadas nas escolas abrangeram todos os níveis de ensino, apesar do especial enfoque no primeiro ciclo. Ao todo foram realizadas 128 sessões distribuídas pelos 3 níveis de ensino básico, secundário e cursos profissionais, que tiveram a participação de 2484 alunos dos diferentes agrupamentos escolares.
Consideramos que a disponibilização deste tipo de serviços tem vindo a contribuir para a saúde e bem-estar da população, nomeadamente, através da comunidade escolar, de uma forma contínua e ajustada às necessidades e aos diferentes contextos. Seguindo os estudos e as diretrizes internacionais, que descrevem que a principal solução deverá passar pela educação alimentar nas escolas, sendo que esta não tem a resposta necessária por parte da administração central, o serviço de Nutrição da União das Freguesias de Faro (Sé e São Pedro) continua a incidir a sua atuação nas escolas da sua área geográfica, através de sessões de sensibilização sobre a alimentação e sistema imunitário, hidratação e outros temas pedidos pelos professores.
Já o projeto “Costas para o Futuro”, do Gabinete de fisioterapia tem por objetivo a educação, prevenção e promoção da saúde postural a nível da comunidade educativa, nos agrupamentos de escolas, com vista a aumentar a literacia da consciência do corpo, do movimento e da postura, nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, contribuindo para a minimização dos fatores de risco das dores nas costas numa fase precoce da vida.
A relevância deste projeto, para a comunidade (em particular a educativa) tem em conta a prevalência de dores de costas nas crianças, pois, tal como indicam os estudos, 80% das crianças irão experienciar dores de costas em algum momento da sua vida, sendo extremamente importante que as crianças saibam como evitar e prevenir o seu aparecimento ou agravamento da dor já experienciada. Adicionalmente, estudos populacionais demonstraram que crianças e adolescentes reportam queixas frequentes relativas a dor lombar, como demonstrado num estudo em Maiorca (Espanha) com 16.357 participantes entre os 13-15 anos. Neste estudo, 50.9% dos rapazes e 69.3% das raparigas sofreram de dor lombar pelo menos uma vez na vida, sendo que 31.4% dos participantes referiram apenas ter sentido dor 1 vez, 22.6% às vezes, 1.5% muitas vezes e 2.9% quase constantemente.
5. Como descreveria a relação entre o projeto em questão e os objetivos traçados pela sua autarquia para 2023?
Podemos dizer com satisfação que os objetivos traçados para este projeto estão a ser amplamente alcançados. De referir que este projeto tem, ainda, a mais-valia de ser feito nos agrupamentos de escolas, que reconhecem a importância deste para a promoção da saúde dos alunos e para a promoção da literacia em saúde e nutrição dos docentes e pais e encarregados de educação.
Face ao exposto, este projeto reveste-se de enorme importância pois permite partilhar estratégias e ferramentas que permitem às crianças promoverem a saúde postural – consciência do corpo, ativação de grupos musculares promotores de uma boa postura, alongamentos, movimento – e diminuir os fatores de risco, contribuindo para melhorar a qualidade de vida futura.
6. Quais as áreas e setores de atuação que foram mais impactados, positivamente, com o projeto em causa? Quais os seus pontos fortes?
O projeto teve um impacto muito positivo em diversas áreas, incluindo saúde, educação e Intervenção comunitária. Ele contribuiu para a promoção da saúde e do bem-estar da população, através de serviços de medicina dentária, psicologia, enfermagem, terapia da fala, medicina tradicional chinesa, nutrição e fisioterapia. Além disso, o projeto realizou atividades de sensibilização nas escolas, abrangendo todos os níveis de ensino e envolvendo um grande número de alunos. Destacou-se pela sua interação social, pela qualidade dos serviços prestados e pelo foco na prevenção de problemas de saúde, o que o torna uma iniciativa de grande relevância para a comunidade.
Os pontos fortes deste projeto incluem a sua abordagem holística à saúde e bem-estar, o foco na comunidade, a disponibilização de serviços de qualidade por profissionais qualificados e o compromisso em abordar questões de saúde desde a infância. Além disso, a ênfase na educação em saúde e na prevenção de problemas de saúde é uma estratégia proativa e sustentável para melhorar a qualidade de vida da comunidade a longo prazo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
União de Freguesias de Faro destacou-se na última edição do Prémio Autarquia do Ano
{{ noCommentsLabel }}