A Wallapop celebra o seu primeiro ano em Portugal
Mais de um milhão de downloads durante o seu primeiro ano em Portugal. Assim celebra Wallapop, a plataforma de compra e venda de produtos reutilizados, o seu primeiro ano no mercado português.
A plataforma assinalou que promove “um modelo de consumo responsável e sustentável”. Fundada em Barcelona em 2013, a empresa está atualmente avaliada em 771 milhões de euros e no ano passado gerou uma receita de cerca de 72 milhões de euros, o que representa um aumento de 265% nos últimos quatro anos e prevê encerrar 2023 com uma receita global de cerca de 100 milhões de euros.
A aplicação, que atualmente está presente em Espanha, Itália e Portugal, indicou que se tornou “um importante motor de mudança para a sociedade do sul da Europa, popularizando a reutilização de produtos como opção à compra”. Com uma comunidade de mais de 17 milhões de utilizadores, a plataforma já deu nova vida a mais de 640 milhões de produtos, fomentando assim um consumo mais consciente e sustentável que apoia a economia circular.
Desde a sua chegada a Portugal, explicou que encontrou “um mercado interessante disposto a comprar e vender produtos reutilizados: de facto, mais de 1 milhão de pessoas descarregaram Wallapop até à data”.
Durante o seu primeiro ano de atividade em Portugal, o valor médio por transação no Wallapop foi de 53,24 euros. Além disso, o primeiro produto comprado através do Wallapop Shipping de Espanha para Portugal foi um jogo de xadrez em cerâmica de Sagardelos que custou 140 euros, enquanto a primeira compra utilizando o Wallapop Shipping entre os utilizadores portugueses foi um carregador original de Nintendo 3DS que custou 5 euros.
No que diz respeito às categorias preferidas pelos portugueses ao publicar produtos, Consolas e Videojogos, Telemóveis e Acessórios e TV, Áudio e Fotografia são as categorias que compõem o Top-3. Na hora de procurar produtos para comprar, a secção de carros é a mais visitada pelos portugueses desde que a plataforma chegou a Portugal, seguida de Consolas e Videojogos e Casa e Jardim.
Com presença em Portugal, Espanha e Itália, o Wallapop tem mais de 100 milhões de anúncios de produtos criados a cada ano e, em Portugal, os produtos mais colocados à venda foram livros, relógios e jogos. Quanto às cidades com mais registos na aplicação e no website, Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia são as três primeiras, seguidas de Braga e Amadora.
Só em 2022, a comunidade Wallapop reduziu 31.000 toneladas de resíduos e poupou 2.376 milhões de euros, uma vez que em 81% dos casos uma compra na plataforma substitui a compra de um produto novo.
“Esta mudança para a reutilização em vez da compra de produtos novos trouxe inúmeros benefícios para compradores, vendedores, sociedade e meio ambiente. Segundo os resultados do último estudo conjunto do Wallapop e da Deloitte, a reutilização de produtos por parte das pessoas que utilizaram o Wallapop no último ano poupou ao meio ambiente: 510.535 toneladas de emissões de CO2, equivalentes a 8 voltas ao Sol de carro; 20.000 milhões de litros de água, equivalentes a 1 ano e 5 meses de consumo na cidade do Porto; 22.000 toneladas de plástico, que é a quantidade necessária para fazer uma linha de flamingos insufláveis de Paris a Barcelona; 82.700 toneladas de metal (16.178 toneladas de alumínio e 66.522 toneladas de aço), o suficiente para construir a Ponte Golden Gate”, afirma a plataforma.
Assegura-se que tudo isto representa uma poupança para o meio ambiente equivalente a 723 milhões de euros, “suficiente para reflorestar mais de 3,5 vezes a superfície do Parque Natural da Serra da Estrela”.
“Estamos encantados de celebrar o primeiro aniversário do Wallapop em Portugal. Os números demonstram que tem sido uma aposta vencedora por parte da marca e que o mercado português é um mercado estratégico com muito potencial de crescimento. Graças à nossa comunidade, estamos a construir um catálogo único no sul da Europa com o objetivo de tornar a compra de produtos reutilizados a primeira opção de compra”, afirma Rob Cassedy, CEO do Wallapop.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A Wallapop celebra o seu primeiro ano em Portugal
{{ noCommentsLabel }}