BRANDS' ECO Fiscalistas da Rödl & Partner reunidos em Portugal
Conferência internacional do grupo de Direito Fiscal da empresa alemã Rödl & Partner decorreu em Lisboa e contou com a presença do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix.
Cinco anos depois da chegada da Rödl & Partner a Portugal, o ITLG meeting realizou-se pela primeira vez em terras lusas, nos dias 13 e 14 de outubro. Fundado em 2005, o ITLG é um fórum técnico onde se debatem temas de fiscalidade internacional, com o intuito de partilhar as melhores práticas globais. Integra os principais especialistas da Rödl & Partner na área da fiscalidade, representativos de mais de quatro dezenas de nacionalidades, e reúne duas vezes por ano. Desta vez, o palco escolhido para um intenso programa de trabalhos de dois dias foi a cidade de Lisboa. Marcaram presença mais de seis dezenas de fiscalistas de diferentes nacionalidades, bem como o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Na sessão de encerramento, Nuno Santos Félix destacou a importância do evento, sobretudo numa altura em que se vivem “tempos interessantes no que diz respeito ao direito tributário internacional”. O Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais admitiu que os portugueses são dos que pagam mais impostos nos países da OCDE mas que “Portugal tenta ser competitivo e focar os instintos sobretudo no que se refere à pesquisa e ao desenvolvimento das políticas fiscais”.
Já Filipe Lobo d´Avila, antigo Secretário de Estado da Administração Interna e atual Country Manager da Rödl & Partner Portugal estava naturalmente satisfeito com a escolha da cidade de Lisboa para os trabalhos do grupo de especialistas internacionais.
"Para o escritório português este é um momento particularmente importante. É o primeiro evento internacional com enorme relevância que realizamos em Portugal, com a presença dos nossos melhores especialistas internacionais em fiscalidade, em semana de apresentação do orçamento do Estado para 2024 pelo Governo Português e com a presença do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Temos que estar satisfeitos. A escolha de Lisboa é um reconhecimento pelo caminho realizado em Portugal, de crescimento e consolidação, mas é igualmente um alento para o futuro.”
Por sua vez, o Managing Partner da Rödl & Partner e principal responsável internacional do ITLG, Hans Wegermann, sublinhou a importância do evento na partilha de boas práticas internacionais e na resposta articulada que se pretende dar aos clientes, referindo que “são reuniões técnicas muito importantes para a partilha de conhecimento, para a partilha de boas práticas e para partilha dos últimos desenvolvimentos fiscais nos diferentes países”. Wegermann agradeceu ainda a presença de Nuno Santos Félix no evento, sublinhando “a honra para a firma pela sua participação e a possibilidade de conhecer com maior detalhe a política fiscal que o Governo Português pretende desenvolver, em particular o novo regime de investimento que o Governo pretende criar em matéria de R&D”.
António Matos, novo responsável pelo departamento fiscal em Portugal, estava igualmente satisfeito com o resultado das reuniões. “A presença em Portugal de especialistas internacionais de vários países, como Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América ou Quénia, entre outros, é uma oportunidade única para partilhar conhecimentos e encontrar soluções que melhor respondam aos desafios dos nossos clientes, num ambiente de tributação cada vez mais global”, referiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fiscalistas da Rödl & Partner reunidos em Portugal
{{ noCommentsLabel }}