Marketing

Shift Thinkers assinala 25 aniversário com rebranding e aponta a crescimento de 50% a três anos

Carla Borges Ferreira,

Agência fundada há 25 anos por Rita Oliveira passa a chamar-se apenas Shift. Com clientes como a BP, Banco Carregosa, Jerónimo Martins, HBO ou Navigator, o objetivo é crescer 50% em três anos.

A Shift Thinkers, agência de branding que assinala este ano um quarto de século, chama-se Shift a partir desta quinta-feira. Este projeto de rebranding, que durou seis meses, envolveu mais de 20 pessoas e ocupou mais de 1.100 horas, teve início num estudo da marca junto de seis dos principais clientes da agência, explica ao +M Rita Oliveira, fundadora e CEO da agora Shift, “o nome pelo qual os clientes [a] tratam”.

“Your branding agency”, é a nova assinatura, que pretende, “sem rodeios, ir direto ao nosso posicionamento”. A relação de proximidade com o cliente parece ser a chave do processo. “A confiança na relação faz de nós a zona de conforto onde o cliente gosta de desafiar a criatividade. Percebemos que quando cliente se sente muito confortável e acaba por desafiar mais a criatividade”, diz Rita Oliveira, explicando que a ideia do rebranding – que surgiu antes da pandemia e acabou por ser adiado – surgiu sobretudo para adaptar a marca às transformações digitais dos últimos anos e atualizar o seu próprio manual. “Trabalhamos marcas e a nossa já tinha no manual algumas normas que precisavam de atualização”, comenta.

Com uma equipa de 10 pessoas, a direção criativa é de Miguel Reis, que se juntou à agência há 15 anos, vindo da Brandia. “O Miguel adora falar com os clientes. A direção criativa está presente nas reuniões desde o primeiro momento”, destaca a responsável.

Lançada há 25 anos, a agência começou por chamar-se Shift Design e Comunicação, passou a Shift Design, “porque comunicação era muito associada a relações públicas”, e nos últimos 15 anos assumiu a designação Shift Thinkers, recorda a profissional, que trabalha com empresas como a BP, Banco Carregosa, Jerónimo Martins, HBO, The Navigator Company, entre outros.

“A BP foi o nosso primeiro cliente, há 25 anos, e ainda trabalhamos a marca. Com a HBO começamos por trabalhar o lançamento em Portugal e agora somos uma das agências que trabalha as suas redes sociais para quase toda a Europa, para a The Navigator Company fazemos trabalho para vários mercados”, descreve a responsável.

O crescimento tem sido orgânico, recorda Rita Oliveira. “Trabalhamos com o marketing. Felizmente, quando mudam os responsáveis vamos mantendo a colaboração com os novos responsáveis das empresas e acompanhando os nossos interlocutores nos novos projetos”, conta.

A assinalar o quarto de século, a Shift pretende reforçar o mote “Familiar yet new”, que se traduz no equilíbrio entre ser familiar na relação e novo nas soluções, aponta a CEO, referindo que o balanço destes 25 anos se pode traduzir em trabalho em 100 mercados e quatro continentes, na colaboração com mais de 150 empresas e em cerca de 5.000 projetos desenvolvidos.

Com uma faturação de cerca de 800 mil euros, Rita Oliveira afirma que “em 25 anos a agência nunca teve resultados negativos, que é o mais importante”. A ambição, a três anos, é aumentar a faturação para os 1,2 milhões de euros.

“Acredita que é viável. Contamos aumentar o trabalho no digital e trabalhar os clientes em branding”, explica, desdramatizando a incerteza económica. “Os momentos de maior incerteza económica nunca foram muito de crise para nós. As empresas neste momento olham muito para as suas marcas, não têm muito dinheiro para gastar em publicidade, mas têm que olhar para as suas marcas e produtos”, concretiza.

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