A America’s Cup desembarca no Mar Vermelho com a regata preliminar em Jidá
As equipas voltarão a competir a bordo dos AC40 após o evento em Vilanova i la Geltrú - A Arábia Saudita mais uma vez é sede de um grande evento desportivo.
A segunda regata preliminar da 37ª America’s Cup está ao virar da esquina. As equipas vão-se enfrentar novamente, desta vez na cidade de Jidá, na Arábia Saudita, às margens do Mar Vermelho.
Este evento acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2023, reunindo os melhores velejadores do planeta a bordo dos AC40. O Yeda Yacht Club & Marina sediará o evento, e a competição será realizada novamente na classe AC40 de design único, que se assemelha muito ao AC75 que será usado na competição oficial.
O formato incluirá oito regatas em flotilha, nas quais as equipas competirão a partir de quinta-feira, 30 de novembro. Os dois melhores classificados se enfrentarão em uma emocionante regata um contra um para se coroarem campeões, o que lhes dará um grande impulso moral para 2024, quando Barcelona sediará a 37ª America’s Cup.
Este segundo encontro servirá para que as equipas possam continuar se testando em preparação para a America’s Cup. As sensações em Vilanova i la Geltrú foram muito positivas para o American Magic, que saiu vitorioso, Emirates Team New Zealand, que ficou em segundo lugar, e Orient Express Racing, que foi considerado a surpresa do evento. Por sua vez, INEOS Britannia e Alinghi Red Bull Racing buscarão se ressarcir depois de não terem tido um bom desempenho na capital de El Garraf.
AMBIENTE PRIVILEGIADO
Os espetadores locais poderão desfrutar dessa competição a partir da famosa “Corniche” de Jidá, uma área próxima à costa que oferece vários serviços para os fãs que comparecerem para ver os AC40 voarem. Telas gigantes serão usadas para que nenhum fã perca o espetáculo proporcionado pelos barcos mais rápidos do planeta. Além disso, será possível acompanhar a ação das arquibancadas, pois se trata de um campo de regatas que, devido às suas condições excecionais, permite uma ação próxima à costa.
Haverá diferentes atividades coordenadas pela organização do evento, todas relacionadas à America’s Cup, nas quais os fãs poderão participar e testemunhar os melhores velejadores do mundo competindo em um duelo vertiginoso pela vitória na primeira aparição da America’s Cup no Mar Vermelho.
A realização da America’s Cup em Jidá e na Arábia Saudita é um marco importante para a Federação Saudita de Vela e para as instalações do Jeddah Yacht Club & Marina, um dos clubes mais ativos do mundo. Ele possui um programa juvenil com cerca de 40 jovens que participam diariamente para testar suas habilidades na vela, e até o momento, cerca de 2000 meninas e meninos já participaram. Além disso, a região oferece condições quase perfeitas para a navegação quase todos os dias, o que tem chamado a atenção para esse programa em todo o país.
Samia Bagdady, diretora executiva da Federação Saudita de Vela, falou sobre esse projeto e o que ele implicará a longo prazo para o país: “Damos ênfase à juventude porque é onde o talento é formado e cultivado. Em termos de habilidades de navegação, nada supera o tempo gasto na água, por isso trabalhar com as crianças é fundamental”. Ela também falou sobre o significado de ter a America’s Cup na Arábia Saudita: “A competição mostrará o que a vela pode ser, dará às pessoas algo pelo que lutar e acelerará o crescimento da navegação no nosso país”, comentou.
Grant Dalton, CEO do evento AC37, falou sobre esse evento e o que significa levar parte da competição para a Arábia Saudita: “Esta é a primeira regata internacional de vela no Mar Vermelho e é a America’s Cup, o auge deste desporto. Estamos a abrir caminho numa região que é o futuro desta disciplina, e sinto-me imensamente orgulhoso de fazer parte disso”.
GRANDE APOSTA
Há alguns anos, a Arábia Saudita vem fazendo grandes investimentos no desporto. O objetivo é trazer as melhores competições desportivas para o país e fazer com que muitos dos atletas mais destacados participem dos seus torneios locais, por meio de um investimento próximo a 10% do PIB do território.
Grandes eventos como a Fórmula 1, lutas de boxe, Mundial de Clubes da FIFA ou prestigiosos torneios de golfe já aconteceram ou acontecerão na Arábia Saudita, que espera ser a sede da Copa do Mundo de Futebol de 2034. Conseguir a presença da America’s Cup é mais um grande passo para se consolidar como uma potência desportiva global, já que se trata da competição vigente mais antiga do mundo, com mais de 170 anos de história e onde competiram verdadeiras lendas do desporto mundial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A America’s Cup desembarca no Mar Vermelho com a regata preliminar em Jidá
{{ noCommentsLabel }}