Operação Influencer e crise política ocupam 60% dos noticiários
A Operação Influencer e respetivas consequências políticas é identificada em 561 notícias, com a duração total de 29 horas e 20 minutos.
O acompanhamento da crise política na qual o país mergulhou na última terça-feira ocupou 60% do tempo de informação da RTP1, SIC e TVI nos últimos dias. A Marktest fez as contas e, entre os dias 7 e 12 de novembro, foram emitidas 1.114 notícias, que em conjunto ocuparam 48 horas e 36 minutos. Destas, no âmbito da Operação Influencer e respetivas consequências políticas, foram identificadas 561 notícias, com a duração total de 29 horas e 20 minutos.
Ou seja, o tema representa 50% das notícias emitidas no período e 60% do tempo noticioso destes três canais, realça a empresa.
A duração média das notícias emitidas de forma geral é de 2 minutos e 37 segundos, sendo que as notícias relativas a este tema preencheram em média 3 minutos e 8 segundos, ou seja, mais 20% de duração média.
A RTP1, dos três canais generalistas em sinal aberto, foi o o que mais tempo dedicou ao tema, com 10 horas e 4 minutos. É também o canal que maior percentagem dos noticiários dedicou ao tema, com 69% do tempo de informação.
A análise constata ainda ter havido um equilíbrio nas notícias emitidas sobre o tema entre os jornais da tarde e da noite nos diferentes canais, com uma ligeira presença superior nos noticiários da noite. A TVI é o canal no qual o espaço dedicado ao tema difere mais entre os blocos de informação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.