Resorts Grandvalira investirá 34,5 milhões de euros nesta temporada

  • Servimedia
  • 16 Novembro 2023

As estações têm aprovados planos de crescimento de Pal Arinsal e Grandvalira no valor de 140 milhões a partir do inverno 2024-2025,

As estações de Grandvalira Resorts Andorra (Ordino Arcalís, Pal Arinsal e Grandvalira) apresentaram as novidades para a temporada de inverno 2023-2024, que começará em 1º de dezembro e se estenderá até 7 de abril, desde que as condições meteorológicas permitam.

Na segunda temporada conjunta sob o mesmo guarda-chuva, Ordino Arcalís, Pal Arinsal e Grandvalira mostram, mais uma vez, a grande ambição de melhorar suas infraestruturas e serviços para otimizar a experiência do cliente por meio de um investimento de 34,5 milhões de euros, praticamente o dobro do da temporada passada e o montante mais alto dos últimos anos.

Os principais investimentos se concentraram em novas infraestruturas e instalações, com uma nova cadeira de praia em Pal Arinsal e em Grandvalira, um novo prédio multifuncional, também em Grandvalira, bem como a otimização do sistema de neve em todas as estações.

Por outro lado, houve também um investimento na diversificação da oferta com novas experiências, melhoria dos serviços de restauração e da Escola de Esqui e Snowboard, e foi reforçado o compromisso com a sustentabilidade, com os objetivos de continuar a reduzir as emissões de CO2 e aumentar a autoprodução de energia, entre outros.

Dos 34,5 milhões de euros de investimento, 21,5 milhões correspondem à Grandvalira, 11 milhões de euros a Pal Arinsal e 2 milhões de euros a Ordino Arcalís. O diretor-geral de Grandvalira Resorts, Juan Ramón Moreno, destacou que “é um investimento histórico, o mais alto dos últimos anos, uma mostra dos esforços que continuamos a fazer nas estações, com o compromisso de otimizar os recursos e continuar a ser uma referência nos Pirineus e no sul da Europa”.

INVESTIMENTOS

As estações de Grandvalira Resorts aprovaram dois planos de crescimento dos domínios em médio e longo prazo, com um investimento previsto de 140 milhões de euros nos próximos anos, um valor que não inclui os investimentos realizados a cada temporada na manutenção e melhoria dos domínios.

Por um lado, a união esquiável de Pal e Arinsal iniciou a primeira fase neste inverno com a nova cadeira de praia Port Negre, e a partir da temporada 2024-2025 está previsto que a união esquiável seja uma realidade com uma nova telecadeira e pistas vermelhas e negras.

A união acrescentará mais 7 km de pistas em Pal Arinsal, chegando a um total de 70 km. Além disso, até 2028, está prevista a criação de novas pistas verdes e azuis na área de Coll de la Botella, que se tornará uma nova porta de entrada para a estação com serviços de escola e armários. O valor a ser investido nesses projetos será de 40 milhões de euros.

Por outro lado, a nova concessão da SAETDE para a exploração das pistas de Pas de la Casa-Grau Roig nos próximos 50 anos, aprovada pela Comú de Encamp, prevê um investimento de 100 milhões de euros com um plano de investimentos que inclui a expansão do domínio esquiável no pico de Maià como desafio principal, juntamente com melhorias importantes nas áreas de acesso às pistas das áreas de Pas de la Casa, Grau Roig e Encamp, e medidas de sustentabilidade.

NOVIDADES

A principal novidade da temporada em Grandvalira é a expansão do domínio com a criação de uma nova área esquiável na zona Encampadana de Canillo, graças à instalação do teleférico Seig, que permitiu a criação de 3 novas pistas vermelhas, aumentando a estação em mais 5 km. Assim, Grandvalira agora possui um total de 215 km, 140 pistas para todos os níveis e 76 teleféricos, enquanto Grandvalira Resorts expande para 308 km de área esquiável.

Ao mesmo tempo, é inaugurado um posto de neve na mesma área, aproveitando um prédio de serviços mais próximo, aumentando a capacidade de cobertura de neve no setor Canillo.

A rede de cobertura de neve em Grandvalira também recebeu um impulso significativo, com a instalação de 88 novas máquinas de neve artificial, otimizando a rede de cobertura de neve. Uma das áreas onde foi dado um destaque especial é a região do Pla de les Pedres, ou seja, a área de conexão entre os setores de Soldeu e Grau Roig, um ponto chave do domínio.

Além disso, destaca-se a construção do centro de performance esportiva em altitude ICÒNIC, localizado no Port d’Envalira e dentro da área esquiável. A 2.500 metros de altitude e com capacidade para 180 pessoas, está prevista a abertura em 2025 para se tornar um dos centros de referência do sul da Europa para atletas profissionais, federados e amadores que desejam treinar em altitude para melhorar seu desempenho.

A estação continua a promover a oferta de desportos alternativos ao esqui alpino com um novo circuito de esqui de montanha e seis novos circuitos de caminhada na neve, com os quais Grandvalira amplia os circuitos das respetivas disciplinas em 5 km e 15 km, chegando a um total de 53 km de circuitos de esqui de montanha e 55 km de circuitos de caminhada na neve.

A estação de Pal Arinsal traz nesta temporada uma renovação muito esperada que representa o primeiro passo para a união dos setores através de pistas: a renovação do teleférico Port Negre, um teleférico desenganchável de 6 lugares, que melhora significativamente o acesso às partes alta e baixa do setor de Arinsal. O setor também possui uma nova pista azul de 700 metros, El Niu. Em relação à cobertura de neve, Pal Arinsal também realizou melhorias na rede com 4 novas máquinas de neve artificial.

Também em Pal, destaca-se o início das obras do projeto do novo heliporto nacional que será localizado na Caubella, trazendo grandes benefícios para a estação assim que estiver operacional no final de 2025.

Em Ordino Arcalís, após a grande transformação iniciada no ano passado, a área para iniciantes de Planells é expandida este ano, passando de 3.500 m2 para 6.000 m2 e contará com uma nova pista variante.

SUSTENTABILIDADE

Há mais de duas décadas, as estações de esqui de Andorra trabalham para se tornarem mais sustentáveis e cuidarem do meio ambiente, com grandes investimentos destinados a projetos de promoção de energias renováveis, medidas de economia de energia e geração de energia própria, além da otimização da cobertura de neve com neve artificial.

Em relação à geração de energia própria, as estações de Grandvalira Resorts estão trabalhando com o objetivo de se tornarem autossuficientes nos próximos anos. Atualmente, elas produzem 25% da energia necessária ao longo do ano, com 100% de autossuficiência em Ordino Arcalís, 37% em Pal Arinsal e 6% em Grandvalira. Isso foi possível graças ao desenvolvimento de infraestruturas como a minicentral hidrelétrica de Ordino Arcalís, inaugurada em 2016, a minicentral hidrelétrica de Pessons, em funcionamento desde a temporada passada, e o Parque Solar do Planell de la Tosa, com 22.000 m2 de painéis solares.

Também é importante facilitar o uso de energias renováveis pelos usuários das estações, com a instalação de novos pontos de recarga para veículos elétricos. Atualmente, as estações de Grandvalira Resorts possuem 65 pontos de recarga para veículos elétricos ao pé das pistas.

A rede de cobertura de neve é um dos pilares em que a Grandvalira Resorts dedica grandes esforços para garantir que 66% dos domínios estejam cobertos de neve. Neste inverno, as estações contam com 110 novas máquinas de neve artificial.

GESTÃO HIDROLÓGICA

As estações de Andorra recentemente receberam as conclusões de um estudo sobre gestão hidrológica, realizado pela Ski Andorra nos últimos 4 anos. Por um lado, foram avaliados os efeitos da gestão dos recursos hídricos associados às captações de água das estações de Grandvalira, Pal Arinsal e Ordino Arcalís sobre o estado ecológico dos 8 trechos do rio onde há captações de água.

Por outro lado, foi elaborado um Plano de Gestão Hidrológica Sustentável para cada área esquiável que deve melhorar e ao mesmo tempo comprovar o manejo responsável dos recursos hídricos e, por extensão, do património natural das respetivas bacias hidrográficas. No trabalho desenvolvido, também foi feita uma modelagem hidrológica que permitiu avaliar os possíveis efeitos das mudanças climáticas, sob diferentes cenários, em relação à disponibilidade de água.

O L’Abarset retorna nesta temporada com uma agenda que busca ser o ponto de encontro do après-ski dos Pirineus no local do setor El Tarter. Após receber mais de 100.000 pessoas no último inverno, o L’Abarset está preparando uma temporada na qual retornarão DJs de renome internacional e festas como Brunch-In e Bresh. O restaurante, por sua vez, mantém a essência da sua culinária com uma proposta bistrô, tanto de dia quanto de noite, tornando o L’Abarset uma paragem obrigatória na experiência de Grandvalira.

COMPETIÇÕES

No que diz respeito às competições, Grandvalira Resorts mais uma vez será o palco de competições nacionais e internacionais: Audi FIS Ski World Cup (10 e 11 de fevereiro de 2024): a Copa do Mundo feminina de esqui alpino retorna a Soldeu pela terceira vez, apenas um ano após sediar as Finais da Copa do Mundo pela segunda vez. Além disso, a FIS colocou Grandvalira na lista provisória do calendário da Copa do Mundo masculina de 2026.

Também a Copa do Mundo de Kilômetro Lançado (12 a 15 de março de 2024), a Copa do Mundo de esqui de montanha ISMF Comapedrosa Andorra (19 a 21 de janeiro de 2024), Freeride World Tour (1º a 7 de fevereiro de 2024), Freeride Junior Tour (3 ou 4 de fevereiro de 2024, Ordino Arcalís), Jam Extreme Freeride World Qualifier (14 a 17 de março de 2024, Ordino Arcalís), Trofeu Borrufa (22 a 25 de janeiro de 2024) e Campeonatos Mundiais de Mountain Bike UCI (27 de agosto a 1 de setembro de 2024).

Andorra volta a apostar para se tornar a sede de um Campeonato Mundial de Esqui Alpino, o evento mais importante mundialmente deste esporte. A experiência adquirida nos últimos anos e o sucesso organizacional das Finais da Copa do Mundo de 2019 e 2023, assim como de outras competições de alto nível, permitiram que Andorra enfrente novamente o desafio de apresentar sua candidatura para sediar o Campeonato Mundial de 2029. A votação para escolher a sede será realizada em Reiquiavique (Islândia) no próximo dia 4 de junho, e as outras estações concorrentes são Val Gardena (Itália) e Narvik (Noruega).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Resorts Grandvalira investirá 34,5 milhões de euros nesta temporada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião