Apps maliciosas entre as principais ameaças cibernéticas durante a Black Friday
A proliferação de apps maliciosas é uma das principais ameaças cibernéticas que colocam em perigo a segurança dos consumidores durante a Black Friday.
As apps maliciosas aproveitam ocasiões como a Black Friday ou a Cyber Monday para aumentar os seus downloads e atrair tráfego. Como medida de precaução, é fundamental não baixar aplicativos não verificados que prometam ofertas da Black Friday – mesmo que contenham nomes de marcas conhecidas – e sempre verificar a autenticidade das promoções.
Além da proliferação de apps maliciosas, entre as estratégias de ataque mais comuns durante esse período, encontram-se a falsificação de sites, o “malvertising” e o “phishing”.
Em relação à falsificação de sites, a clonagem é uma técnica comum utilizada pelos hackers para coletar informações de identificação pessoal (PII), credenciais e dados bancários. Esses dados são vendidos posteriormente em fóruns da “dark web” ou são usados para realizar ataques de engenharia social. Para garantir que você está a visitar um site legítimo, é recomendável digitar a URL diretamente na barra de pesquisa do navegador.
No “malvertising”, os hackers usam anúncios on-line para distribuir programas maliciosos ou redirecionar o tráfego do usuário. Os cibercriminosos inserem anúncios contaminados em redes publicitárias legítimas que aparecem em sites confiáveis. Para evitar problemas, é importante não clicar em nenhum anúncio ao navegar na Internet e sempre verificar sua origem no site.
Por último, durante a Black Friday e a Cyber Monday, é comum receber um maior número de e-mails e mensagens SMS, o que facilita para os cibercriminosos disfarçarem suas mensagens fraudulentas por meio de “phishing”. Quando os e-mails ou mensagens parecem ser de marcas legítimas, é mais provável que os destinatários cliquem em links maliciosos ou baixem anexos contaminados. Como medida de precaução, é recomendável prestar especial atenção às mensagens recebidas e analisar cuidadosamente seu conteúdo e remetente durante esse período.
Essa conclusão é resultado de um estudo realizado pela Cipher, a divisão de cibersegurança do Grupo Prosegur, para identificar as principais ameaças cibernéticas durante a Black Friday, um período em que a atividade cibercriminosa aumenta.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Apps maliciosas entre as principais ameaças cibernéticas durante a Black Friday
{{ noCommentsLabel }}