Dentsu Creative conquista terceiro lugar no ranking de agências dos ADCE Creative Rankings
Portugal é o terceiro país mais premiado do ADCE, atrás da Alemanha e do Reino Unido. A Portugal, no top5 de países mais premiados, segue-se a Itália e a Espanha.
A Dentsu Creative Portugal conquistou o terceiro lugar no top 10 das agências do ano dos ADCE Creative Rankings – atrás das alemãs Serviceplan Germany Munich e Innocean Berlin – depois de ter conquistado um ouro, três pratas, um bronze e o Prémio Especial European Star-Johannes Newrkla nos prémios Art Director’s Club of Europe (ADCE).
A agência ocupa agora o 49º lugar nos Rankings Globais do One Club, o mais importante ranking mundial do setor, refere o Clube da Criatividade em comunicado.
No top 10 das agências do ano segue-se a Leo Burnett Company srl Turin, a LePub Milan, a Saatchi & Saatchi Düsseldorf, a Accenture Song Germany Hamburg, a Uncommon Creative Studio London, a Saatchi & Saatchi Ukraine (Kyiv) e a Havas London.
Entre as agências portuguesas, o Graficalismo Design Studio (15º) e a Judas (19º) integram ainda os primeiros 20 lugares do ranking e a This is Pacifica (25º), Deadinbeirute (28º), Solid Dogma (38º), Havas Portugal (55º), Uzina (55º), Stream and Tough Guy (75º), O Escritório (118º) e Leo Burnett Lisboa (136º) também integram a lista.
Já no que diz respeito ao ranking das agências independentes (operam de forma independente e não pertencem a nenhum grupo), o Graficalismo Design Studio ocupa a quinta posição. O primeiro lugar foi conquistado pela Serviceplan Germany Munich, seguindo-se a Uncommon Creative Studio London, a Run Barcelona e a Jung von Matt DONAU Vienna. As portuguesas Judas, This is Pacifica, Deadinbeirute e Solid Dogma entram ainda no top 20 desta lista.
Portugal é o terceiro país mais premiado do ADCE, atrás da Alemanha e do Reino Unido, depois de ter conquistado três ouros, 13 pratas e oito bronzes nos prémios Art Director’s Club of Europe (ADCE). A Portugal, no top 5 de países mais premiados, segue-se a Itália e a Espanha.
Os rankings divulgados destacaram ainda as empresas mais bem classificadas em diversas categorias, nomeadamente:
- Brand-Side agency: Apple London
- Brand: Stellantis brand Fiat
- Non-profit client: Wer Braucht Feminismus?
- Production company: Twister Film, Rome
- Music & Sound company: Hastings Audio Network Hamburg/Berlin
- Agency network: Publicis
- Agency holding company: Publicis Groupe
- Creative: Ricardo Wolff, ECD, Innocean Berlin
- Highest ranked work (tie): “The Vulva Spaceship”, da Innocean Berlin para a Wer Braucht Feminismus? e “No Grey”, da Leo Burnett Company Turin para a Stellantis brand Fiat
O ranking, lançado este ano pela primeira vez, baseia-se nos pontos ganhos pelos prémios atribuídos na Cerimónia do ADCE Awards. As classificações são calculadas a partir dos pontos cumulativos dos prémios ADCE 2023 da seguinte forma: Ouro 30 pontos, Prata 14, Bronze 6, Shortlist 2, Prémios Especiais 60 e Grand Prix 90, explica o Clube da Criatividade.
Com a junção do The One Club for Creativity e do Art Directors Club of Europe concretizada em junho deste ano, todos os vencedores do ADCE incorporam o Global Creative Rankings.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.