UE chega a acordo para reduzir a reserva de capital das seguradoras

  • ECO Seguros
  • 14 Dezembro 2023

A união também pretende que as seguradoras apresentem mais informações acerca dos riscos relacionados com a sustentabilidade e que comuniquem aos clientes esses mesmos riscos.

A União Europeia acordou, esta quarta-feira, em reduzir as margens de risco nas provisões técnicas das seguradoras, isto é, percentagem de dinheiro que a empresa deve ter de reserva para cobrir possíveis sinistros esperados, para 4,75% (baixando 1,25% de 6%), avançou a agência Reuters, esta quinta-feira.

Segundo a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários da União Europeia, que conduziu as negociações em nome do parlamento, o alívio nas reservas de capital nas empresas libertará para a economia mais de 100 mil milhões de euros, o equivalente a 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) da UE.

Tratam-se de alterações às regras sobre os recursos financeiros e regras em matérias de supervisão e gestão de risco, reguladas pela derivativa Solvência II, e ainda carecem da votação formal dos Estados-membros e do Parlamento.

Markus Ferber, membro do Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários da União Europeia, confessou que “o Solvência II é a norma de ouro mundial para a regulamentação dos seguros, mas a sua calibração tem sido demasiado conservadora”, citou a agência britânica.

De acordo com os legisladores do bloco mencionados pela Reuters, esse dinheiro poderá até servir para investimento em tecnologias e infra-estruturas ecológicas que estimularão o crescimento.

As mudanças previstas vão além da redução da reserva de capital das empresas. Também se decidiu que para as próximas previsões apresentadas, as empresas deverão ter em conta os riscos relacionados com sustentabilidade e terão que comunicar mais informações sobre esses riscos para que os segurados possam perceber as credenciais ecológicas das empresas, afirmou a comité, citada pela Reuters.

A Insurance Europe, federação europeia de seguros e resseguros, já revelou a sua recetividade ao acordo. De acordo com Olav Jones diretor-geral adjunto da federação num comunicado citado pela Reuters, a alteração “ajudará o setor a manter-se como um dos principais investidores a longo prazo que atuam como uma força estabilizadora durante os períodos de volatilidade do mercado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE chega a acordo para reduzir a reserva de capital das seguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião