Amazon, Securitas Direct, IBM ou ManpowerGroup concentram-se no talento em Espanha

  • Servimedia
  • 26 Fevereiro 2024

Estas empresas estão entre aquelas que se concentram no talento em Espanha, onde 78% das empresas afirmam ter problemas para encontrar o talento necessário para se para se manterem competitivas.

Esta é a principal conclusão do último relatório das Multinacionais em Espanha sobre o desajuste do mercado de trabalho.

A convivência de diferentes gerações no local de trabalho, como a chegada da Geração Z, as novas formas de trabalho, as mudanças demográficas ou as novas habilidades emergentes no mercado de trabalho, fazem com que as empresas estejam questionando como atrair, reter e desenvolver talentos.

A entidade destaca que as chaves para posicionar a Marca Espanha como um polo de talento internacional e combater o desajuste do mercado de trabalho passam pela formação contínua e pelo incentivo à motivação individual, por políticas que promovam a diversidade, a igualdade e a inclusão, e pela atenção à comunicação. Um compromisso com o talento que se materializa nas dinâmicas que muitas empresas estão implementando e que as Multinacionais em Espanha quiseram destacar como casos de sucesso no país.

Assim, a Amazon, o marketplace de referência mundial, possui o programa ‘Amazon Apprenticeships’ para formação profissional de jovens com interesse em tecnologia, especialmente para mulheres. Uma iniciativa que já conta com uma representatividade feminina superior a 25%, muito acima da média em especializações como mecatrónica, onde a percentagem costuma ser de 5-8%.

A entidade também destaca a empresa de segurança Securitas Direct, que realiza diversas estratégias de captação de talentos diversos como parte do seu compromisso com a igualdade de oportunidades. Um exemplo disso é o “recruiting day” realizado por eles chamado “La Voz” para captar talento de forma “às cegas” e evitar preconceitos, que recebeu mais de 700 inscrições. Também se destaca sua iniciativa para buscar ‘jovens com mais de 50 anos’ com o objetivo de contribuir para a integração laboral de pessoas em situação de exclusão, com as quais contrataram mais de 600 pessoas do grupo sénior em 2023, representando 13% do total de contratações naquele ano.

Por sua vez, a ManpowerGroup dedica-se à diversidade e ao talento LGBTI+ no ambiente profissional com seu estudo ‘Diversity at work’ e ao aderir à REDI, a primeira rede entre empresas e especialistas em diversidade e inclusão de profissionais LGBTI+ e aliados na Espanha. Outro exemplo de sucesso destacado é o da empresa de tecnologia IBM, com sua iniciativa ‘IBM SkillsBuild’ para fornecer treinamento gratuito online em habilidades tecnológicas e carreiras STEM para estudantes e professores do ensino médio, ensino superior e estudantes adultos menores de 18 anos.

O relatório das Multinacionais em Espanha também destaca a flexibilidade laboral do grupo britânico BT, ou a formação em habilidades tecnológicas da Deloitte com seu programa ‘SAP4Business Academy’.

No seu relatório, a entidade também evidencia que 76% das empresas em todo o mundo enfrentam dificuldades para preencher vagas de TI e tecnologia. Além disso, estima-se que até 2025 haverá 149 milhões de novos empregos digitais em todo o mundo em áreas como privacidade, cibersegurança, análise de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial, computação em nuvem e desenvolvimento de softwares. Portanto, as empresas que apostarem no talento trabalhista serão as que controlarão o futuro, um futuro que exige procuras muito específicas tanto em competências como em habilidades. Precisamente, 50% de todos os profissionais no mundo precisarão de “reskilling” até 2025, à medida que a adoção de tecnologia aumenta.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amazon, Securitas Direct, IBM ou ManpowerGroup concentram-se no talento em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião