Cristóbal Colón cede o comando de La Fageda e será o presidente honorário
O fundador de La Fageda, Cristóbal Colón, de 75 anos, está a deixar a presidência e a direção geral do projeto que liderou desde a sua criação em 1982 e passará a ser presidente honorário.
Com a sua decisão, Colón conclui o processo estratégico que iniciou em 2013 para garantir a durabilidade e sustentabilidade do projeto.
O processo contemplava a execução de uma série de ações, dentre as quais se destacam, por um lado, um plano de investimentos que permitiu a renovação e melhoria tanto das infraestruturas industriais quanto dos serviços prestados às pessoas atendidas pela organização, e por outro lado, a preparação da sucessão geracional na governança e direção de La Fageda.
Desta forma, por um lado, o economista Josep Maria Bonmatí, até então vice-presidente do conselho e membro há cerca de quinze anos, assume a presidência do órgão máximo de governança da entidade. Por outro lado, a garrotxina (moradora da Garrotxa) Sílvia Domènech passa a ser diretora geral, após ter sido nomeada diretora adjunta por Colombo em 2019 e ter-se incorporado ao projeto como diretora comercial em 2012.
Cristóbal Colón expressa sua confiança no futuro da organização que criou aos 33 anos: “Está em boas mãos, sinto-me muito tranquilo com o compromisso e a solvência profissional dos patronos e diretores”. O fundador de La Fageda deixa o comando da organização satisfeito e convencido de que “durante esses 42 anos, nosso trabalho deu sentido à vida de muitas pessoas. A soma do tempo e dos esforços dedicados ao projeto valeu a pena imensamente”. Colón agradece “a confiança e o esforço de todas as pessoas, famílias e instituições que, ao longo da história de La Fageda, nos apoiaram. Sem todos eles, La Fageda não seria o que é”.
PROJETO SOCIAL
Em abril de 1982, acompanhado pelo psiquiatra Josep Torrell, bateu à porta do então presidente do município de Olot, o empresário Joan Sala, para pedir um local onde montar uma empresa que empregaria cerca de quinze pessoas afetadas por doenças mentais.
Profundamente impactado pelas vivências em hospitais psiquiátricos em Zaragoza, Martorell e Salt, e convencido do poder transformador do trabalho e de sua capacidade de dar sentido à vida das pessoas que perdiam sua dignidade nesses ambientes, concebeu o sonho de impulsionar uma empresa social com a clara missão de melhorar a vida dessas pessoas.
O presidente do município transmitiu a sua confiança para realizar aquela “loucura”, e o que começou num pequeno local do antigo convento do Carme de Olot hoje é uma organização que reúne mais de 500 pessoas, que posicionou no mercado uma marca de qualidade muito querida, e que mantém inalterada a sua missão e natureza não lucrativa.
A trajetória que La Fageda percorreu sob a sua liderança, juntamente com a sua esposa, a terapeuta Carme Jordà, transformou-o num projeto destacado da economia social que compete no mercado com grandes multinacionais. O modelo socioempresarial de La Fageda é um exemplo de integração social e laboral de pessoas com deficiência intelectual e transtornos mentais.
Cristóbal Colón recebeu vários reconhecimentos pelo impacto social e económico do projeto que criou. No próximo sábado, 9 de março, o município de Olot entregará a ele a medalha da cidade.
A diretora geral de La Fageda, Sílvia Domènech, valoriza o reconhecimento como “um elogio ao esforço, à coragem, à perseverança e à luta diante das adversidades, que foram muitas ao longo desses 42 anos. Cristóbal tem a capacidade de transformar o improvável em possível”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cristóbal Colón cede o comando de La Fageda e será o presidente honorário
{{ noCommentsLabel }}