Mais de 6.000 estudantes da UAX desenvolveram projetos reais em conjunto com empresas como Quirónsalud, B2Space, Fundação SM e Avanade

  • Servimedia
  • 6 Março 2024

Os projetos são realizados sob o modelo UAXmakers que promove o trabalho interdisciplinar em equipas formadas por estudantes de diferentes cursos para propor soluções reais para os desafios propostos.

Mais de 6.000 estudantes da Universidade Alfonso X el Sabio participaram do design e desenvolvimento de quase uma centena de projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), juntamente com empresas líderes de diversas indústrias, como Quirónsalud, B2Space, Avanade, Fundação SM, Ecoalf e Microsoft, nos últimos três anos.

Realizados sob o modelo educativo UAXmakers, esses projetos permitiram aos estudantes da UAX terem contacto direto com profissionais com os quais trabalharam durante a sua formação, adquirindo ainda habilidades e competências procuradas pelo mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas colaboradoras tiveram a oportunidade de descobrir novos talentos e transmitir-lhes a cultura e metodologias de trabalho próprias de cada empresa para uma incorporação ágil nas suas equipas.

“O nosso modelo UAXmaker procura criar profissionais capazes de aplicar a tecnologia nas suas áreas de especialidade, seja medicina, desporto, educação ou qualquer engenharia. Esses projetos também permitem que eles experimentem como é o trabalho em uma empresa, colaborando com profissionais de vários departamentos e aprendendo com grandes especialistas que estão construindo soluções para os desafios apresentados pela indústria e pela sociedade atual”, afirma Isabel Fernández, reitora da Universidade Alfonso X el Sabio.

O modelo UAXmakers é o framework de ensino desenvolvido pela Universidade Alfonso X el Sabio para facilitar a aprendizagem e a integração em sala de aula desses projetos, que requerem uma cooperação próxima e constante entre a universidade e as empresas colaboradoras. Um modelo que provou sua eficácia ao longo dos últimos três anos, adicionando novos projetos a cada ano e dobrando o número de empresas envolvidas na conceção e desenvolvimento dessas iniciativas.

“As empresas desempenham um papel muito ativo nos projetos UAXmakers, orientando os estudantes participantes, fazendo um acompanhamento próximo e trabalhando em conjunto, o que enriquece tanto a aprendizagem dos alunos como a dos profissionais que os acompanham”, afirma María Dolores Vivas, Diretora de Inovação Pedagógica na Universidade Alfonso X el Sabio.

IMPACTO SOCIAL POSITIVO

Entre os projetos desenvolvidos pelos alunos até agora, está o desenvolvimento de um Gémeo Digital do campus da UAX em Villanueva de la Cañada. A construção dessa réplica virtual do campus requer a colaboração de alunos de diferentes engenharias e arquitetura, que participaram de todas as etapas do projeto, com o objetivo de sensorizar o campus para a coleta de dados, projetar uma duplicata das instalações e construir a camada de gestão e inteligência de dados que deverá extrair as informações que ajudarão a melhorar a administração do campus.

Além desse projeto, os alunos da UAX participam anualmente da construção e lançamento de um microsatélite à estratosfera por algumas horas, com o objetivo de fotografar uma área específica da superfície terrestre e obter informações sobre o impacto do aquecimento global e da intervenção humana nas florestas e na natureza em geral.

Graças a esse modelo, os alunos também puderam criar o primeiro Observatório de Zona de Baixas Emissões da Espanha. Um estudo conduzido pelos alunos de Engenharia Civil sob supervisão de Ángel Sampedro, diretor da Área de Engenharia e Arquitetura da UAX, que concluiu que quase 85% das cidades espanholas afetadas pela lei de mudança climática ainda não adotaram planos de mobilidade urbana sustentável.

Para dar a conhecer o impacto social e a inovação desses projetos, a Universidade Alfonso X el Sabio apresentará, durante o fim de semana, o seu modelo educativo único aos visitantes da Aula. Uma oportunidade para descobrir como a instituição impulsiona a excelência académica através de experiências reais com empresas, para formar os seus alunos de acordo com as necessidades de um mercado de trabalho em constante evolução.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 6.000 estudantes da UAX desenvolveram projetos reais em conjunto com empresas como Quirónsalud, B2Space, Fundação SM e Avanade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião