O aspeto do cabelo tem um impacto direto na autoestima de três em cada quatro espanhóis

  • Servimedia
  • 8 Março 2024

De acordo com um estudo efetuado pela Ipsos Digital para a TRESemmé, no qual a marca investiga as últimas tendências em matéria de cuidados capilares.

O aspeto do cabelo tem um impacto direto na autoestima de três em cada quatro espanhóis, sobretudo devido ao medo da queda, à falta de hidratação ou de brilho e ao pouco volume, segundo um inquérito realizado pela Ipsos Digital para um estudo da marca TRESemmé, propriedade da Unilever.

No âmbito do Dia Mundial do Cabelo, que se assinala esta semana, mil pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, de várias regiões do país, manifestaram as suas preocupações e inquietações sobre o tema.

O principal motivo de preocupação para 37% dos consultados é a queda de cabelo. Em segundo lugar vem a falta de hidratação e a desnutrição capilar, com 22% dos espanhóis inquiridos. Por outro lado, a falta de brilho (18%), o frisado (14%) e a falta de volume (11%) também se destacam como outros fatores que mais preocupam os espanhóis.

No entanto, se diferenciarmos entre homens e mulheres, o inquérito mostra que as preocupações capilares dos espanhóis variam significativamente consoante o sexo, um facto que é realmente interessante para conhecer as diferenças entre os dois no que diz respeito aos hábitos e preferências da população.

A elevada preocupação com a queda de cabelo é influenciada pelo género masculino, sendo a principal preocupação para 46% dos homens. No caso das mulheres, as principais preocupações são o frisado (22%), a falta de hidratação (14%) e as pontas espigadas (11%).

O inquérito também investiga as motivações do crescente interesse pelos cuidados capilares e, mais especificamente, por uma maior dedicação em termos de tempo despendido e de produtos utilizados na rotina capilar para conseguir um cabelo saudável e forte. Trinta e sete por cento dos espanhóis acreditam que o interesse geral pelos cuidados capilares nos últimos anos está relacionado com a maior disponibilidade de produtos especializados em farmácias ou supermercados, enquanto 24% dos inquiridos afirmam que se deve ao maior impacto das tendências das redes sociais.

O relatório também analisou as preferências de cuidados capilares tanto em casa como por profissionais, em salões de beleza e cabeleireiros, para obter uma visão mais profunda das tendências e gostos dos espanhóis. 61% dos espanhóis optam por comprar os seus próprios produtos de cuidados capilares em casa quando querem mimar o seu cabelo, em comparação com 18% que preferem ir ao cabeleireiro.

O inquérito pretendia também saber quais são os hábitos atuais dos espanhóis em termos de saúde do cabelo e dos cuidados que têm com ele. Neste sentido, os espanhóis ensaboam o cabelo duas vezes ou mais (48% dos inquiridos); utilizam diferentes gamas para cobrir todas as necessidades do cabelo (43%), utilizam máscaras de tratamento intensivo (29%) ou utilizam sérum ou óleo pós-lavagem (20%). Para as mulheres, o principal hábito de cuidado do cabelo é a utilização da máscara de tratamento dentro ou fora do duche, enquanto os homens optam por ensaboar o cabelo várias vezes (49%).

O inquérito indica que 83% dos espanhóis preferem comprar produtos para o cabelo em estabelecimentos físicos, em comparação com 17% que preferem comprar em plataformas ou lojas online. Relativamente ao canal de venda, os supermercados continuam a ser o estabelecimento preferido para a compra deste tipo de produtos: quase metade dos espanhóis compram-nos em grandes supermercados (52%), enquanto os cabeleireiros e salões de beleza representam 12% do volume. As farmácias, com 5%, estão em último lugar.

Em termos de gastos, quase metade (48%) dos espanhóis estão dispostos a investir entre 10 e 30 euros por mês na sua rotina completa de cuidados capilares em casa, enquanto apenas 17% dos inquiridos estariam dispostos a investir mais de 30 euros por mês. 47% dos homens estariam dispostos a gastar apenas 5-10 euros na sua rotina de cuidados capilares, enquanto apenas 23% das mulheres escolhem esta opção, uma vez que estão habituadas a uma rotina de cuidados capilares mais complexa.

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