Dormir de lado é a melhor posição para descansar
Por ocasião do Dia Mundial do Sono, a Conforama elaborou um guia prático sobre higiene postural que analisa os prós e os contras das diferentes posições para dormir melhor.
A posição em que dormimos pode ter um impacto significativo na qualidade do nosso sono e, consequentemente, na nossa saúde física e mental. Como detalhado no “Posturómetro” da Conforama, o mais recente guia sobre higiene postural desenvolvido em colaboração com a socióloga e educadora do sono Carmen Domínguez, é essencial conhecer os prós e os contras das posições de sono mais comuns. De acordo com a especialista, “numa noite de sono, mudamos de posição entre 20 a 40 vezes inconscientemente, procurando a que melhor se adapta ao estado do nosso corpo”.
A posição de dormir por excelência, dado o seu conforto e os seus múltiplos benefícios, é a posição lateral, também preferida por 76% dos espanhóis, de acordo com os dados do último estudo sobre o sono da Conforama. “Esta posição alivia a pressão sobre a coluna vertebral, evitando dores no pescoço e nas costas, e reduz a probabilidade de ressonar”, diz Domínguez. Dormir sobre o lado esquerdo também ajuda a melhorar a digestão, previne o refluxo e é especialmente benéfico para bebés e mulheres grávidas, uma vez que alivia a pressão sobre o fígado. Para prevenir a tensão muscular e reduzir o risco de rigidez ou dor, “é aconselhável utilizar uma almofada que mantenha a cabeça e o pescoço alinhados com a coluna, bem como outra entre as pernas que melhore a circulação sanguínea, além de ajudar a equilibrar a postura”.
Por outro lado, dormir em decúbito dorsal ou de barriga para cima pode alinhar a coluna vertebral e evitar dores no pescoço e nas costas, embora também possa aumentar o ressonar e a apneia do sono. “Uma almofada suficientemente alta impede que a cabeça role para trás, mantendo o alinhamento correto e evitando que a língua bloqueie a passagem do ar”, recomenda o especialista do sono.
A postura menos recomendada de todas é a posição de bruços. Está associada a dores no pescoço, devido à rotação excessiva da coluna vertebral, fazendo com que o tórax não consiga expandir-se corretamente devido à pressão exercida pelo colchão, resultando em falta de ar, embora em algumas pessoas possa aliviar o ressonar e a apneia do sono.
A postura também é condicionada pelo facto de dormirmos acompanhados (como reconhecem 61,5% dos espanhóis inquiridos pela Conforama) ou sozinhos. Embora dormir com um parceiro possa fortalecer o vínculo emocional e oferecer uma sensação de proteção, pode levar a mais despertares devido a movimentos, ressonar ou diferenças de temperatura corporal. “O ideal é que cada parceiro tenha a sua própria almofada e utilize colchões independentes um do outro, que minimizem o mais possível a transferência dos movimentos do outro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dormir de lado é a melhor posição para descansar
{{ noCommentsLabel }}