Fundación Jiménez Díaz é o hospital de alta complexidade com o menor tempo de espera para cirurgia

  • Servimedia
  • 27 Março 2024

A Fundación Jiménez Díaz voltou a ser, em fevereiro, o hospital de alta complexidade de Madrid com os tempos de espera mais curtos para operações, consultas de especialidade e exames externos.

O hospital, de gestão mista, apresenta os valores mensais mais baixos de todos os hospitais do grupo 3, que são os de alta complexidade, para além de estar no topo do ranking regional.

Em fevereiro, o tempo médio de intervenção cirúrgica no sistema público de saúde da Região de Madrid foi de 45,92 dias, muito abaixo da média nacional de 112 dias, segundo o último relatório Sisle do Ministério da Saúde.

Com 19,38 dias, a Fundación Jiménez Díaz registou o terceiro menor tempo de espera para uma intervenção cirúrgica na Região, apenas atrás do Hospital Universitário General de Villalba (12,10 dias) e do Infanta Elena (17,91 dias), centros de média e baixa complexidade, pela ordem.

Assim, a Fundación Jiménez Díaz tornou-se o hospital de alta complexidade com a menor demora para ser operado.

Na Comunidade de Madrid, um hospital do grupo 3 ou de alta complexidade é aquele que tem uma elevada capacidade para prestar cuidados médicos e cirúrgicos especializados, bem como serviços avançados em várias áreas da medicina. Atualmente, para além da Fundación Jiménez Díaz, existem outros sete hospitais especiais nesta categoria.

Em fevereiro, o segundo hospital do grupo 3 com a menor demora para uma cirurgia foi o Clínico San Carlos, com 47,25 dias (dois dias acima da média regional). Um pouco mais atrás, o 12 de Octubre, com 51,48 dias; o La Paz, com 53,19 dias; o Puerta de Hierro Majadahonda, com 54,79 dias; o Gregorio Marañón, com 55 dias; o La Princesa, com 56 dias e, finalmente, o Ramón y Cajal, com 63,98 dias. Todos eles apresentam tempos de espera inferiores ou próximos de dois meses, um valor que melhora os números da grande maioria das comunidades autónomas.

Como refere o Sisle, a nível nacional, a especialidade cirúrgica com maior demora é a cirurgia plástica, com uma média de 225 dias. É preciso ter em conta que as operações estéticas são efetuadas através do sistema público de saúde no caso das cirurgias reparadoras ou reconstrutivas. No caso de Madrid, o tempo de espera para este tipo de cirurgia foi muito mais curto em fevereiro. Com base nos dados de La Princesa, a Fundación Jiménez Díaz ofereceu a menor demora para esta especialidade cirúrgica, com apenas 29,85 dias, quase 200 dias abaixo da média nacional. Seguiram-se o Ramón y Cajal, com 46,43 dias, o Clínico San Carlos, com 48,7 dias; La Paz, com 55,41 dias; Gregorio Marañón, com 57,92 dias; 12 de Octubre, com 62,63 dias, e Puerta de Hierro de Majadahonda, com 64,59 dias.

Outro facto assinalado pelo relatório do Ministério da Saúde é que, com uma média de 134 dias, a operação de colocação de uma prótese de joelho é a cirurgia com maior demora em toda a Espanha. A situação na Comunidade de Madrid é um pouco diferente e, mais uma vez, a Fundación Jiménez Díaz liderou o grupo de hospitais de alta complexidade com um tempo de espera inferior a 25 dias para a substituição do joelho, concretamente 24,92 dias. La Princesa ofereceu o segundo melhor tempo com o dobro do número de dias, 51,71, seguido pelo Clínico San Carlos, com 53,77 dias. A partir daí, as esperas tornam-se mais longas: La Paz registou uma espera de 86,49 dias, 12 de Octubre e Puerta de Hierro de Majadahonda registaram 100,1 dias, Gregorio Marañón 103,16 dias e Ramón y Cajal 113,22 dias.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Jiménez Díaz é o hospital de alta complexidade com o menor tempo de espera para cirurgia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião