Uma década depois, a Coxabengoa ganhou uma concessão de 300 milhões de euros no Brasil
A multinacional ganhou, ao abrigo da Lei de Laos, o Lote 10, que inclui a concessão de uma linha de transmissão e três subestações no estado de São Paulo e prevê investir cerca de 60 milhões de euros.
A Coxabengoa, através da sua filial Cox Brasil, ganhou uma concessão de 300 milhões de euros no Brasil, a primeira da empresa no país numa década. Trata-se do Lote 10, que inclui uma linha de transporte de 104 quilómetros de 230 kV e três subestações no estado de São Paulo, no Brasil, que também se enquadra na chamada Lei de Laos.
O contrato adjudicado à Coxabengoa, a única empresa espanhola a quem foram adjudicados lotes de transmissão no leilão, inclui a engenharia, o projeto, a construção, a manutenção e o comissionamento. O investimento previsto é superior a 60 milhões de euros, com um período de construção de 40 meses. A concessão é de 30 anos a partir da assinatura do contrato prevista para o próximo mês de junho e a entrada em funcionamento da linha está prevista para o primeiro semestre de 2028.
Este leilão das Linhas do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica do Brasil foi realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 28 de março.
O presidente executivo da multinacional espanhola, Enrique Riquelme, destacou a importância deste prémio, que confirma a dinâmica positiva do grupo e a sua aposta no mundo das concessões. “O Brasil é um dos mercados em que estamos empenhados há vários anos, fundamental para a estratégia de concessões da empresa e com grandes oportunidades para o futuro da multinacional neste domínio”.
LINHAS DE TRANSMISSÃO
Com estes contratos, a Coxabengoa reforça a sua posição no Brasil, onde já construiu mais de 10.000 quilómetros de linhas de transmissão. A Coxabengoa, única empresa espanhola adjudicatária, compromete-se a reduzir os prazos de licenciamento e de construção exigidos pelas Administrações Públicas, bem como os custos de cada um dos elementos de EPC e O&M (ambos 100% Coxabengoa), graças à sua experiência como líder no setor e no país.
Duas das subestações ganhas na licitação acima mencionada são de 230 kV cada e estão localizadas em Itararé e Capão Bonito, além de uma subestação adicional de 230/138 kV GV localizada em Pindamonhangaba. As três estão localizadas no sudeste do Estado de São Paulo.
COMPROMISSO COM O BRASIL
A Coxabengoa é uma utility global verticalmente integrada nos setores da Água e da Energia, que promove e explora concessões energéticas e possui mais de 27.000 quilómetros de infra-estruturas de linhas de transmissão em todo o mundo, dos quais mais de 10.000 quilómetros foram construídos no Brasil, onde está presente há 25 anos (1999), contribuindo para o abastecimento de parte do consumo energético do país de forma eficiente e sustentável.
Além disso, desde 2007, através da sua filial Coxabengoa Bioenergía Brasil, desenvolve atividades industriais e agrícolas para a produção de etanol e açúcar no norte do Estado de São Paulo (Usina São João) com uma capacidade de moagem de mais de 2.000.000 de toneladas, produzindo quase 200.000 toneladas de açúcar e 41 milhões de litros de bioetanol por ano, gerindo mais de 25.000 hectares de terras agrícolas e gerando emprego local direto para mais de 2.000 pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Uma década depois, a Coxabengoa ganhou uma concessão de 300 milhões de euros no Brasil
{{ noCommentsLabel }}