Europastry encerrou 2023 com vendas de 1,35 mil milhões de euros, mais 20% do que em 2022
O Ebitda ascendeu a 205 milhões de euros em 2023 e a empresa investiu 64 milhões de euros em novas capacidades de produção.
Europastry, a empresa espanhola do setor da massa de padaria congelada, fechou 2023 com vendas de 1.350 milhões de euros, mais 20% do que em 2022. Da mesma forma, o Ebitda atingiu 205 milhões de euros.
Por região, o mercado ibérico representou cerca de 55% da faturação da empresa em 2023, sendo a América do Norte o seu segundo mercado mais importante e a Europa Central o terceiro.
“Estes resultados são o reflexo do trabalho que temos vindo a desenvolver na Europastry, que se caracteriza pelo conhecimento que adquirimos ao longo dos anos, pelo volume de investimento que temos vindo a realizar na última década e pela nossa capacidade tecnológica. Tudo isto nos permitiu garantir aos nossos clientes os mais altos padrões de qualidade, tanto no produto como no serviço”, explicou Jordi Gallés, presidente executivo da Europastry, que acrescentou que mantêm “uma visão estratégica de sermos líderes na transformação do setor da panificação e uma forte disciplina na execução e gestão do nosso negócio. Isto levou-nos a ser um dos principais especialistas no setor global da massa congelada”.
Durante 2023, a empresa também iniciou as expansões das fábricas de Azuqueca de Henares, Oldenzaal nos Países Baixos e Laurens nos Estados Unidos, bem como o novo centro de I&D, CEREAL, em Barberá del Vallés, que lhe permitiu ser mais rápida e flexível no lançamento de novos produtos de padaria doce no mercado.
POLÍTICA DE INVESTIMENTO
A Europastry prosseguiu a sua sólida política de investimento para continuar a crescer organicamente. Em 2023, investiu 64 milhões de euros em novas capacidades de produção, elevando o seu investimento total nos últimos cinco anos para 355 milhões de euros. Esta política, juntamente com a estratégia de combinar o crescimento orgânico com aquisições estratégicas, permitiu à empresa manter um crescimento sustentado e rentável nos últimos anos. Na última década, a empresa aumentou as suas vendas e o seu EBITDA a uma taxa anualizada de cerca de 13%.
Precisamente em relação ao crescimento através de aquisições, a Europastry acaba de completar a integração da produção de produtos congelados da Dawn Foods, o que a posiciona como o maior fornecedor de Dots, Cookies e Muffins no mercado europeu. Em março, a empresa chegou também a um acordo para adquirir a Dewi Back, um dos maiores distribuidores de massa congelada na Alemanha para o canal de restauração, o que reforça a sua liderança neste canal. A empresa tem um volume de vendas anual superior a 110 milhões de euros e mais de 5.000 clientes, para além de contar com importantes plataformas logísticas em Berlim, Hamburgo, Frankfurt e Rostock.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europastry encerrou 2023 com vendas de 1,35 mil milhões de euros, mais 20% do que em 2022
{{ noCommentsLabel }}