O “Trophy Tour” oficial da 37ª edição da Louis Vuitton America’s Cup levará o “100 Guinea Pitcher” a sete cidades catalãs

  • Servimedia
  • 3 Junho 2024

Entre 25 de junho e 1 de julho, o troféu mais antigo do desporto internacional estará em L'Escala, Palamós, Vilassar de Mar, Sitges, Tarragona e Cambrils.

Faltam pouco mais de dois meses para Barcelona se tornar a capital mundial da vela e do desporto mundial graças à 37ª edição da Louis Vuitton America’s Cup. Após o lançamento dos novos AC75 dos cinco desafiantes, que já estão a navegar nas águas do Front Marítim, a presença da regata mais importante do planeta na capital catalã faz-se sentir cada vez mais.

A próxima chegada da equipa defensora, a Emirates Team New Zealand, a bordo do seu novíssimo AC75 Taihoro, e a chegada à Catalunha do “Auld Mug”, o centenário jarro de prata sobre o qual gira o mais antigo evento desportivo do planeta, certificarão este momento há muito esperado em que, mais de dois anos depois de Barcelona ter sido designada como sede da 37.ª edição da Louis Vuitton America’s Cup, todos e cada um dos elementos essenciais para a sua celebração estarão prontos.

Fiel ao seu compromisso de trazer ao público os 173 anos de história do evento, a entidade organizadora da America’s Cup (ACE), em colaboração com a Generalitat de Catalunya e os clubes náuticos locais, programou uma visita de exposição do troféu originalmente conhecido como “100 Pound Trophy”.

Para Grant Dalton, CEO da America’s Cup Event, levar um dos troféus mais antigos e icónicos do mundo aos clubes náuticos é fundamental para educar e inspirar a próxima geração de velejadores. “A America’s Cup é o evento mais importante da vela mundial e a 37.ª edição do evento realiza-se às portas do povo da Catalunha, pelo que é muito especial poder levar este troféu icónico aos clubes náuticos”.

Entre 25 de junho e 1 de julho, o “Trophy Tour” oficial da 37ª edição da Louis Vuitton America’s Cup visitará sete cidades ao longo da costa catalã, começando em L’Escala na terça-feira, 25 de junho. O famoso jarro de prata fará depois escala nos portos e clubes náuticos de Palamós, Vilassar de Mar, Sitges, Tarragona e Cambrils, antes de regressar a Barcelona, onde será exposto juntamente com os outros três troféus oficiais da 37ª Taça Louis Vuitton: a Puig Women’s America’s Cup, a UniCredit Youth America’s Cup e a Louis Vuitton Cup.

Durante a travessia, os presidentes de cada clube e as autoridades locais receberão o troféu e os representantes da ACE. As várias atividades previstas dentro e fora da água por cada clube incluem uma exposição de vela para velejadores com deficiência em L’Escala, bem como várias regatas de formação nas classes Optimist e Laser inspiradas na America’s Cup.

Além disso, em cada destino haverá uma área de informação, composta por quatro zonas, onde o público poderá desfrutar de uma experiência imersiva gratuita e imitar os melhores velejadores do mundo aos comandos de um simulador, enquanto aprende sobre a história e outros aspetos-chave da competição, como os papéis das tripulações, as especificações e a tecnologia do AC75, ou a celebração da primeira regata feminina da história, a Puig Women’s America’s Cup e a regata UniCredit Youth America’s Cup para jovens.

Com os faróis, as praias e as falésias da costa catalã como tela e os leilões de peixe cantados como banda sonora, a visita do troféu mais antigo do mundo tornar-se-á um reconhecimento dos bairros e das aldeias piscatórias da Catalunha, que serão especialmente decorados para acolher a 100 Guinea Pitcher num intercâmbio cultural que terá o mar e as suas gentes como protagonistas principais.

A gastronomia local também desempenhará um papel de destaque no America’s Cup Trophy Tour, por ocasião da designação da Catalunha como o primeiro território europeu a ser distinguido como Região Mundial da Gastronomia para o ano de 2025. Este é um reconhecimento da dedicação destes territórios em prol das tradições, da paisagem, da cultura e da história, mantendo e promovendo a visão marítima que os torna únicos.

37ª Volta ao Mundo do Troféu Louis Vuitton America’s Cup:

25 de junho: L’Escala

26 de junho: Palamós

27 de junho: Vilassar de Mar

28 de junho: Sitges

29 de junho: Tarragona

30 de junho: Cambrils

1 de julho: Barcelona

A VELHA TAÇA

A America’s Cup é um dos mais antigos e prestigiados troféus do mundo do desporto. Inicialmente conhecida como “Royal Yacht Squadron £100 Cup (RYS £100 Cup)”, foi concebida em 1848 por Edmund Cotterill, um dos Royal Goldsmiths nomeados da oficina londrina Messrs. R&S Garrard, Panton Street.

Tendo adquirido o troféu em 1848 por mera especulação, o seu primeiro proprietário, o Marquês de Anglesey, doou-o ao Royal Yacht Squadron em Cowes, Inglaterra, para uma regata à volta da Ilha de Wight, realizada no âmbito da Grande Exposição do Príncipe Alberto de 1851. O objetivo era atrair a participação internacional, nomeadamente dos Estados Unidos e mesmo da Rússia, para a regata.

Ao contrário das taças tradicionais, o jarro de prata foi concebido como um recipiente cilíndrico de prata, aberto em ambas as extremidades e incapaz de conter líquidos, com uma altura de 27 polegadas (cerca de 69 cm), uma circunferência do corpo de 36 polegadas (cerca de 91 cm), uma base de 24 polegadas (cerca de 61 cm) e um peso de 134 onças (cerca de 3,8 kg).

Após a vitória da escuna America na primeira regata, a 22 de agosto de 1851 – que motivou a famosa frase “Madam, there is no runner-up” (Senhora, não há segundo classificado) do chefe de sinais da Rainha Vitória no iate real Victoria & Albert – a Taça foi atribuída aos seis proprietários da America, que a levaram orgulhosamente para Nova Iorque para a exibirem em vários jantares de celebração, o mais famoso dos quais no Astor House Hotel, em 1851.

Felizmente, depois de descartar a ideia de o derreter para criar medalhas comemorativas, em 1857, George Schuyler, um dos membros sobreviventes do sindicato do America, mudou o nome do troféu para America’s Cup antes de o transferir para o New York Yacht Club como “uma taça de desafio perpétuo para uma competição amigável entre nações”, sob um conjunto rigoroso de condições estabelecidas no “America’s Cup Deed of Gift”. Este facto marcou o início das 37 edições subsequentes de um evento único que personifica o espírito da competição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O “Trophy Tour” oficial da 37ª edição da Louis Vuitton America’s Cup levará o “100 Guinea Pitcher” a sete cidades catalãs

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião