Inteligência Artificial

OpenAI e Associação Mundial de Jornais colaboram em programa para integrar IA nas redações

+ M,

No total são 128 as redações da Europa, Ásia-Pacífico, sul da Ásia e América Latina que vão beneficiar deste programa onde a OpenAI vai proporcionar financiamento e assistência técnica.

Ladina Heimgartner (presidente WAN-IFRA), Tom Rubin (diretor de propriedade intelectual e conteúdo da OpenAI) e Vincent Peyrègne (CEO WAN-IFRA).Camilla Vodstrup/WAN-IFRA

A Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) e a OpenAI, criadora do ChatGPT, encontram-se a colaborar num programa para “acelerar” a exploração e integração de inteligência artificial (IA) nas redações de mais de uma centena de jornais a nível global. O objetivo passa por ajudar as redações a adotar e implementar IA no seu trabalho, de forma a aumentar a eficiência e a criação de “conteúdo de qualidade”.

Este programa “intensivo” combina orientação especializada com experiência prática, equipando as redações com o “conhecimento e ferramentas necessárias para impulsionar iniciativas estratégias de IA”, refere-se em comunicado.

No total são 128 as redações da Europa, Ásia-Pacífico, sul da Ásia e América Latina que vão beneficiar deste programa onde a OpenAI vai proporcionar financiamento e assistência técnica.

As empresas de notícias a nível global têm vindo a ser submetidas à pressão do declínio das receitas da publicidade e das subscrições das versões impressas. A adversidade que enfrentam deixa as comunidades sem acesso a uma base de factos e valores partilhados, e colocam a própria democracia em risco. As tecnologias de inteligência artificial têm o potencial de influenciar positivamente a sustentabilidade das organizações de notícias“, diz Vincent Peyregne, CEO da WAN-IFRA, citado em comunicado.

Estou muito satisfeito com o apoio da OpenAI para ajudar as redações na adoção de tecnologias de inteligência artificial para proporcionar jornalismo de qualidade, que é a pedra angular do nosso negócio“, acrescenta.

“Estamos entusiasmados por colaborar com a WAN-IFRA e redações de todo o mundo para cultivar um ecossistema saudável e sustentável que promova o jornalismo de qualidade”, refere por sua vez Tom Rubin, diretor de propriedade intelectual e conteúdo da OpenAI.

O programa, com a duração de três meses por equipa, incluiu módulos de aprendizagem, workshops práticos, uma “mini maratona de programação” e um “show case”. A WAN-IFRA vai disponibilizar “brevemente” mais detalhes relacionados com o programa, datas, elegibilidade e processo de candidaturas ao programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.