DES2024 abre as suas portas e deixará um impacto económico de mais de 34 milhões em Málaga

  • Servimedia
  • 11 Junho 2024

De hoje a 13 de junho, o evento reunirá mais de 17 000 executivos de todo o mundo, tendo como pano de fundo as sinergias entre a IA generativa e as capacidades do talento humano.

O DES – Digital Enterprise Show 2024, o maior evento europeu dedicado às tecnologias exponenciais, abre hoje as suas portas e até à próxima quinta-feira, 13 de junho, volta a colocar Málaga no mapa dos eventos tecnológicos mundiais. A cimeira reunirá mais de 17.000 executivos de todo o mundo, que encherão a cidade de inovação, digitalização e oportunidades de negócio.

Prova disso é a elevada taxa de ocupação hoteleira na capital da Costa do Sol durante os três dias do evento, que é de 98%, segundo dados oficiais, com as reservas a chegarem mesmo a cidades próximas como Torremolinos e Benalmádena.

Assim, com a organização do DES – Digital Enterprise Show 2024, e as atividades paralelas que terão lugar em toda a cidade, será gerado um impacto económico de mais de 34 milhões de euros para Málaga, impulsionando a sua projeção internacional e consolidando-a como um pólo de inovação tecnológica no sul da Europa.

Neste contexto e sob o lema “Feel The Exponential Intelligence”, a oitava edição do DES é marcada pelas sinergias entre as tecnologias exponenciais, atualmente lideradas pela inteligência artificial generativa, e as capacidades do talento humano. Assim, a parte mais funcional das ferramentas digitais será estudada com o objetivo de maximizar a sua contribuição tanto para a sociedade, valorizando o lado ético, como para o ecossistema empresarial.

As 403 empresas expositoras do evento apresentarão as últimas tecnologias e partilharão exemplos práticos da sua utilização. No total, serão apresentadas 718 inovações relacionadas com IA, análise de dados, multicloud, cibersegurança, blockchain, hiperpersonalização, automação inteligente e IoT através de simulações, experiências imersivas e apresentações, entre outras ações. Algumas das marcas de renome mundial que estarão no DES são IBM, Oracle, Nvidia, Santander, T-Systems, Clear Channel, eBay, Fhios, Jirada, NP Digital, The Cocktail, Vass, Westcon e Zoho.

MÚLTIPLAS ABORDAGENS

O DES2024 volta a acolher o Digital Business World Congress, o maior fórum sobre digitalização da Europa, que reunirá 592 especialistas internacionais em mais de 375 sessões em 9 auditórios. Como novidade, o congresso criou as sessões #AI4Humanity by UN, que serão conduzidas por Carme Artigas, Co-Presidente do Órgão Consultivo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial. Este é um espaço de debate onde os principais líderes mundiais tentarão estabelecer um consenso sobre os riscos e desafios da IA, bem como identificar como alavancar a solução para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Da mesma forma, e pela primeira vez, o Digital Business World Congress analisará o caminho que está a ser percorrido pelo setor do entretenimento na digitalização, como precursor na integração de tecnologias exponenciais, especificamente IA generativa e diferentes modelos de virtualidade. Outra novidade do fórum são as estratégias de sustentabilidade e ESG, que serão abordadas na perspetiva da regulamentação e da utilização de soluções tecnológicas com vista a acrescentar valor ao conceito de negócio, maximizar a eficiência e contribuir para a descarbonização.

Entre a lista de prestigiados oradores mundiais que participarão no congresso estão Zondwa Mandela, neto de Nelson Mandela e presidente da Mandela Legacy Foundation, uma fundação que luta pela igualdade e pelos direitos humanos; Wendy Hall, pioneira no desenvolvimento da ciência para a criação da World Wide Web e perita no comité consultivo do Governo do Reino Unido sobre IA, ou Linghan Zhang, membro do Órgão Consultivo de Alto Nível da ONU sobre Inteligência Artificial.

Outros participantes incluem Mark Minevich, conselheiro da ONU e copresidente da AI for the Planet Alliance; María Weaver, presidente do Warner Music Group; Neil Patel, classificado pela Forbes como um dos 10 maiores especialistas em marketing; Jassim Haji, presidente da IGOAI, o grupo internacional de IA conhecido como um dos principais coletivos globais de IA do mundo; Sara García Alonso, a primeira astronauta espanhola, e Pilar Manchón, diretora de estratégia de investigação de IA na Google Research.

A eles se juntarão CIOs, CMOs, CISOs, CMOs, CDOs, diretores de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Inteligência Artificial, entre outros perfis executivos, de marcas da magnitude de L’Oréal, ING, Just Eat, Nestlé, Iberia, Ikea, Sanofi, Tous, Iberdrola, Repsol, Nivea, Isdin, Coca-Cola, Mapfre, Ferrovial, Pfizer e Almirall. Ao mesmo tempo, estarão presentes altos funcionários do Banco de Espanha, do Congresso dos Deputados, do Ministério do Interior, do Ministério da Presidência, do Ministério da Justiça, da Junta da Andaluzia e da Comunidade de Madrid para explicar as suas histórias de sucesso em termos de digitalização.

TALENTO EMERGENTE

O talento empreendedor também terá o seu lugar no DES2024 com o The Scale-Up! World Summit, que promoverá as propostas tecnológicas que as startups estão a promover nos domínios económicos da banca, fabrico, saúde, mobilidade, retalho, turismo e entretenimento. Como resultado, uma seleção de startups de cada setor, escolhidas por um comité de especialistas, poderá apresentar a sua solução a investidores e potenciais parceiros, de entre os quais serão escolhidas as mais disruptivas.

E, enquanto plataforma transversal de negócios, o DES vai potenciar o networking com um conjunto de atividades e promoção de sinergias. Por este motivo, será realizada uma “Festa de Encerramento” inédita, que reforçará ainda mais as alianças empresariais, onde atuará o Cirque du Soleil, aproveitando o facto de a companhia estar em Málaga com o seu espetáculo Alegria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DES2024 abre as suas portas e deixará um impacto económico de mais de 34 milhões em Málaga

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião