Forbes reconhece a Universidade IE, a Universidade Alfonso X el Sabio e a Universidade de Navarra como as universidades privadas mais valorizadas pelas empresas

  • Servimedia
  • 11 Junho 2024

O ranking teve em conta a ligação entre as instituições e as empresas e a promoção de novas metodologias que contribuem para o desenvolvimento de iniciativas de colaboração.

A Universidade IE, a Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) e a Universidade de Navarra estão no top 3 das universidades privadas espanholas mais valorizadas pelas empresas, de acordo com o último ranking da Forbes. A publicação distinguiu o trabalho das universidades para promover as suas ligações com as empresas, como base para gerar inovação e desenvolvimento social, bem como a evolução das metodologias de formação para responder às novas necessidades do mercado.

À medida que o número de estudantes aumenta em Espanha – segundo a publicação, o número de pessoas interessadas em obter um diploma universitário aumentou em mais de 260.000 entre 2008 e 2022 -, as universidades devem responder a necessidades de formação mais exigentes para garantir a empregabilidade dos seus estudantes. Por esta razão, no ranking, a Forbes valorizou fatores como a taxa de empregabilidade dos estudantes ou os projetos desenvolvidos em conjunto com as empresas e o seu impacto social. Para além disso, a adaptação dos programas de licenciatura foi avaliada de forma muito positiva. As universidades que ficaram no top 3 consolidam-se por aplicarem metodologias de ensino que potenciam o talento e a empregabilidade dos seus alunos.

A Universidade IE, com sede em Madrid, onde se encontra a Torre IE, e em Segóvia, promove um modelo educativo através da investigação, educação e inovação. A universidade tem acordos com mais de 3.200 empresas e instituições que dão aos estudantes acesso a posições profissionais de destaque. Entre as empresas onde os estudantes fazem estágios estão a Amazon, JP Morgan, Danone e Cuatrecasas. A Universidade também tem uma equipa de IE Talent & Careers, que orienta e ajuda os estudantes a lançarem as suas carreiras com sucesso. Como resultado, 96% dos seus estudantes que se formarão em 2023 estão atualmente a trabalhar.

Em relação à Universidad Alfonso X el Sabio, com 30 anos de história, a UAX soube evoluir o modelo de ensino para o alinhar com as necessidades de talento das empresas a partir dos seus campus de Villanueva de la Cañada e Madrid Chamberí. Esta orientação levou-a a fechar quase 9.000 acordos com empresas, entre as quais a Microsoft, IBM, Santander, Quirón Salud e Ecoalf, para promover a experiência profissional dos seus alunos, consolidando a sua posição de líder na colocação de emprego de acordo com diferentes rankings. Nos últimos três anos, mais de 6.000 estudantes participaram no desenvolvimento de quase uma centena de projetos de impacto social com empresas líderes no modelo UAXmakers. Para além disso, promoveu um novo modelo educativo com formação unificada em negócios e tecnologia na Faculdade de Negócios e Tecnologia.

A Universidade de Navarra, número um em Espanha em reputação entre os empregadores, de acordo com o QS World Ranking 2023, e reconhecida como a mais internacional das universidades espanholas, de acordo com o último ranking CYD, tem quatro campus em Espanha, um dos quais em Pamplona. A universidade tem um Programa de Iniciação Empresarial (PIE), um curso próprio que é desenvolvido com a colaboração de empresas de diferentes setores. Entre as suas iniciativas para promover a empregabilidade estão eventos de recrutamento e atividades como a Feira Virtual de Emprego. Também promove webinars com empresas e promove o Core Curriculum com o objetivo de reforçar a formação intelectual dos seus estudantes.

Para além destas universidades, o ranking inclui no top 5 a Universidade Cunef, que tem mais de 750 acordos com as principais empresas nacionais e internacionais, e a Universidade San Pablo CEU, que ajuda as empresas a satisfazer as suas necessidades de acesso ao talento dos estudantes da USP CEU Careers. Seguem-se a Universidad Europea, a Universidad Pontificia Comillas, a Universidad Ramón Llull, a Universidad Deusto e a Universidad Nebrija, que completam o top 10 das universidades privadas nacionais mais valorizadas pelas empresas neste novo ranking da Forbes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Forbes reconhece a Universidade IE, a Universidade Alfonso X el Sabio e a Universidade de Navarra como as universidades privadas mais valorizadas pelas empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião