O RetoTech da Fundação Endesa promove o empreendedorismo tecnológico entre os jovens e chega a Portugal

  • Servimedia
  • 12 Junho 2024

O projeto RetoTech da Fundação Endesa chegou a Portugal, após o sucesso das suas nove edições em Espanha, onde mais de 4.600 professores e mais de 69.600 alunos foram beneficiados este ano.

O RetoTech tem como objetivo promover o empreendedorismo tecnológico e o estudo das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nas escolas.

Com o apoio da empresa de consultoria BQ Educación, o programa desafia as escolas de Espanha e, pela primeira vez, de Portugal a criarem um projeto centrado na resolução de uma necessidade real do seu ambiente, por exemplo, um sistema de reciclagem automatizado para as suas salas de aula ou um dispositivo que facilite a mobilidade de alunos com deficiência no seu centro. Todos os projetos apresentados devem incluir robótica, programação, impressão 3D e uma aplicação integrada.

A primeira edição em Portugal envolveu 252 alunos e 28 professores de escolas do distrito de Lisboa. Cada escola recebeu kits equipados com material tecnológico para trabalhar nos seus projetos e os professores receberam formação nos três blocos do programa: formação tecnológica, iniciação à robótica e design e impressão 3D.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O RetoTech da Fundação Endesa promove o empreendedorismo tecnológico entre os jovens e chega a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião