Ideias +M

Palcos, jogos ou degustação. Marcas a postos para ativações no Rock in Rio

Rafael Ascensão, Lusa,

Várias marcas apostam em estratégias de ativação no Rock in Rio para se aproximarem dos clientes. O +M explica o que as move e compila algumas das ativações que podem ser esperadas.

O Rock in Rio Lisboa celebra 20 anos na sua edição deste ano, que decorre nos próximos dois fins-de-semana, dias 15, 16, 22 e 23 de junho no Parque Tejo Lisboa. Enquanto patrocinadoras do evento, são muitas as marcas que desenvolvem estratégias e campanhas de ativação para se aproximarem dos clientes num festival que conta com nomes como Scorpions, Ed Sheeran, Jonas Brothers, Doja Cat, Evanescence, Calum Scott, Camila Cabello, Ivete Sangalo, Ne-Yo, Fernando Daniel ou Carolina Deslandes.

Enquanto patrocinadoras e parceiras oficiais em diversos territórios – que vão desde o serviço médico até aos seguros ou mobilidade – as marcas apostam em ativações que incluem o naming de palcos a oferta de produtos, jogos e desafios, lançamento de campanhas, exposição de novos modelos de produtos, áreas de degustação ou a promoção de oportunidades para os festivaleiros conhecerem figuras conhecidas da televisão.

A Galp, principal patrocinadora do festival, justifica a sua aposta começando por referir que encontrou no Rock in Rio o “parceiro ideal”, sobretudo pela “enorme capacidade mobilizadora” do festival, o que “permite comunicar para milhões de pessoas”.

“Estamos também a falar de duas marcas com forte implantação e reconhecimento na sociedade portuguesa e nas quais as pessoas se habituaram a confiar. Este ‘casamento’ permite-nos ter aqui um palco de excelência para transmitirmos as nossas mensagens, fortalecer a nossa relação com clientes e potenciais clientes e, por conseguinte, aumentar o nosso power branding“, explica Filipa Lopes Ribeiro, global head of brand strategy da Galp, ao +M.

Marcando desta forma presença no território da música, a parceria permite um contacto com os consumidores e clientes não só no seu dia-a-dia, na relação “tradicional” mas também em momentos de celebração e divertimento. “No fundo, este patrocínio permite-nos transmitir aos portugueses a mensagem de que estamos, de facto, sempre com eles“, sintetiza Filipa Ribeiro.

Além de dar naming ao “Palco Galp”, a marca conta com um stand – o Energy Land –, onde é possível encontrar várias ativações, como o “Carrossel Solar” (com câmaras no topo do carrossel que filmam toda a experiência, gerando gifs e vídeos para partilhar com os visitantes) ou o “Energy Master” (jogo de ritmo e coordenação, em que os participantes concorrem para somar pontos e ganhar ofertas da marca Galp).

A “Solar House” (onde os visitantes podem jogar um jogo relacionado com a eficiência da energia solar Galp aplicada à habitação), o “Electric Karaoke” (para amigos e famílias se juntarem e cantarem as suas músicas preferidas), ou ainda o “Kick It” (onde os visitantes tentam dar o maior número de toques, para se habilitarem a ganhar brindes), são outras das ativações da Galp no festival.

Ainda no mesmo stand (piso 1), os visitantes podem encontrar a “Glitter Station”, que “vai assegurar que o recinto se encontra repleto de pinturas faciais, sempre com tintas e glitter eco-friendly”, explica Filipa Ribeiro. No mesmo piso superior encontra-se ainda uma zona com espaços de carregamento USB.

Para ativar a sua presença no recinto, a Galp, que vai também trazer de volta os seus panamás com um design renovado, trabalhou com a agência Sumo.

A marca do setor energético lançou também uma campanha, assinada pela agência O Escritório, onde o cantor Anselmo Ralph é o protagonista. Tendo como mote “o Anselmo demorou 20 anos a chegar onde qualquer um pode chegar por 20 euros”, a campanha desenrola-se em torno do número 20, tendo em conta que o festival assinala este ano 20 anos de presença em Lisboa, que Anselmo Ralph comemora 20 anos de carreira e que a Galp permitiu aos clientes irem ao festival “por 20 euros”.

Amplificação digital

“Possibilidade de proporcionar a melhor experiência cervejeira aos festivaleiros”, é o motivo apontado pela Super Bock para marcar presença no festival. “É por este motivo que temos adotado uma abordagem abrangente e integrada para patrocinar este festival, bem como investido fortemente na criação de momentos memoráveis aos festivaleiros”, refere fonte oficial do Super Bock Group.

Em termos de ativação, a marca conta com o Super Bock Digital Stage, onde vai utilizar o digital como meio de relação com os visitantes, “dando espaço a todos os fenómenos do mundo digital” e brindando os consumidores com “ativações únicas e inovadoras”. Neste sentido, a ativação da Super Bock vai estar “muito focada na amplificação digital e no papel de peso que esta aposta tem para a marca“.

“O digital é entretenimento, é inovação e é uma forma essencial que encontrámos para comunicar e criar ligações. Estamos muito felizes por poder fazer parte da edição dos 20 anos do Rock in Rio Lisboa, que vemos como uma celebração da nossa história e dos valores que partilhamos. Consideramos que este é um território de partilha e de convívio com o qual as pessoas se identificam e onde acreditamos que conseguimos criar experiências únicas para todos“, refere a mesma fonte.

A Pepsi também regressa ao Rock in Rio, festival onde vai revelar a sua nova identidade visual. A marca de refrigerantes vai promover o slide Pepsi. “Com uma vista privilegiada para o Palco Mundo, os participantes são convidados a provar na varanda do espaço, deliciosos cocktails com Pepsi antes da experiência única de atravessar o Palco Mundo e ter uma visão privilegiada de todo o recinto”, refere-se em nota de imprensa.

Para celebrar também o 20º aniversário do festival, a marca preparou o espetáculo “Pepsi Rock the DJ”, emitido diretamente da torre do slide após o último concerto do Palco Mundo todos os dias do festival, numa produção artística da autoria do DJ André Henriques.

“Além destas ativações, sempre que se ouvir uma sirene tocar, desafiamos os festivaleiros a irem à icónica lata gigante para provar o sabor delicioso de Pepsi Zero açúcar que vai refrescar os dias mais quentes do festival”, acrescenta a marca em comunicado.

Aproveitando a ligação ao Rock in Rio Lisboa – tendo em conta que é novamente patrocinador do festival de música – o BNP Paribas Portugal aproveitou para lançar uma campanha onde a música serviu de inspiração e onde todos os protagonistas são colaboradores da empresa. A sede do banco foi o cenário escolhido.

Assinada pela Tux&Gill, a campanha “Dá ritmo ao futuro” vai também ser divulgada nos ecrãs gigantes do Rock in Rio, entre os concertos.

A Hyundai também renovou a parceria com o Rock in Rio Lisboa, pelo que durante os festivaleiros vão ter a oportunidade de explorar os vários espaços da Hyundai, que funcionarão como um centro de exposição da inovação e tecnologia da marca. Na Cidade do Rock, estarão em exibição diversos modelos da marca sul-coreana, de forma a oferecer uma visão detalhada dos últimos lançamentos da marca em modelos eletrificados.

A PepsiCo, através da “Flamin’ Hot”, nova gama que chegou a Portugal este ano, vai também dispor de ativações de marca e uma unidade de venda móvel de Doritos Dippas no Rock in Rio Lisboa. Com a ativação Flamin’ Wheel, a marca pretende desafiar os participantes a entrar numa roda e a correr o máximo que conseguirem para a fazer “arder”.

“À medida que os jogadores vão aumentando a velocidade, um termómetro medirá o calor produzido até atingir o seu máximo. Este desafio é jogado a pares e os mais rápidos, ou aqueles que conseguirem aquecer mais a roda, ganham prémios exclusivos”, explica-se em nota de imprensa.

A Generali Tranquilidade é a seguradora oficial desta edição do Rock in Rio, numa associação que “está alinhada com o seu compromisso e aposta crescente nas áreas culturais e musicais”. Esta parceria “é uma das ações mais relevantes, na sequência da operação de co-branding da Generali para o mercado português“. A marca disponibiliza os seguros do evento.

Já a Lusíadas Saúde é o serviço médico oficial pela quarta edição consecutiva. Durante os quatro dias do evento, o Hospital do Rock contará com uma equipa de 200 profissionais de saúde. No recinto do Parque Tejo existe uma unidade clínica outdoor constituída por 12 equipas (oito incluem suporte básico de vida e quatro são dedicadas ao suporte avançado de vida), e por infraestruturas de assistência fixas, como um centro médico, um posto de saúde, cinco carros de apoio médico (buggies) e quatro ambulâncias estrategicamente posicionadas.

A Nobre também vai marcar presença no festival através de um espaço “sustentável e inclusivo” onde vai “proporcionar experiências memoráveis, convidando as famílias festivaleiras a enfrentarem o drama do jantar com gosto, num jogo desafiante e divertido”, refere em nota de imprensa.

A dinâmica do espaço da Nobre vai ser uma versão “mais apetitosa” do programa “O chão é lava”, onde se vai simular “o drama que é fazer o jantar diariamente”. Os festivaleiros, que terão acesso a vários brindes, serão assim desafiados a “enfrentarem esse drama num espaço onde produtos Nobre como salsichas, fiambres ou pizzas vão ser a solução para chegar à saída e resolver o problema do jantar, sem cair na piscina de espuma”, acrescenta-se na mesma nota.

O espaço da marca vai ainda contar com uma área de degustação. Aproveitando o mote da campanha da marca “O Drama das 17h30”, todos os dias, por essa hora, o chef Vasco Pereira vai “surpreender e fazer as delícias dos festivaleiros com petiscos criativos”.

“Control the Flow” é o nome do espaço de que a Control vai dispor no Rock in Rio, onde convida todos os festivaleiros “a tirar o pé do chão e aproveitar ao máximo a energia do festival”, dando-lhes a oportunidade de “tirar as melhores e mais divertidas fotografias ao som da música da Cidade do Rock”. Além disso, a marca também vai distribuir preservativos ao longo dos quatro dias.

Para assinalar os 20 anos do Rock in Rio Lisboa, a Rádio Renascença lançou a Renascença Rock in Rio, uma rádio online dedicada ao festival, onde é possível ouvir as bandas e os artistas que passaram pelos palcos do festival e que ajudaram a construir a memória do festival ao longo de 20 anos.

A organização do festival também uniu forças com a Via Verde e mais dez parceiros (Carris, CP, Metro, Fertagus, FlixBus, Rede Expressos, Gipsyy, TTSL – Transtejo Soflusa -, Carris Metropolitana e Telpark), no campo da mobilidade sustentável, aconselhando os festivaleiros a deixar o carro em casa nos dias do festival, optando por alternativas mais sustentáveis.

A Oriflame também vai estar no festival com um “Happy Place”, onde os festivaleiros pode, além de ver concertos, “experimentar produto novos, relaxar e ter um momento de selfcare ou a fazer um mini photoshoot com os amigos”, refere-se em nota de imprensa.

Já a Buondi figura como a marca de café oficial do Rock in Rio Lisboa 2024, com a “sustentabilidade e consumo consciente” a serem “o foco principal da marca para o festival”. Ao longo dos dois fins-de-semana de festival, a marca vai dispor de cinco pontos de consumo dentro do recinto.

No maior espaço da marca no evento, dedicado à sustentabilidade, “os festivaleiros vão ter a oportunidade de levar para casa composto orgânico onde será adicionado uma parte das borras de café geradas durante o evento e juntar com sementes de plantas aromáticas num copo biodegradável que poderá ser colocado diretamente na terra”, explica-se em nota de imprensa.

Por outro lado, a marca terá igualmente um espaço totalmente dedicado à música, com a iniciativa “Dance Dance Revolution”, um desafio feito a pares em modo de discoteca silenciosa. Noutro ponto no recinto, as pessoas vão poder “surfar”, através de uma prancha mecânica. Em circulação está também uma coleção de pacotes de açúcar alusiva ao festival.

A SIC e a Century 21 também se associam à 10ª edição do festival, contando no seu espaço conjunto – a Casa da SIC-C21 – com a visita de “todos quantos queiram contactar com a magia da televisão, onde vão poder encontrar os seus apresentadores e atores preferidos, quando menos esperarem”, refere-se em nota de imprensa. Enquanto televisão oficial do evento, a SIC vai “levar a todo o país” alguns dos concertos e momentos mais emblemáticos do festival.

A Century 21, enquanto rede imobiliária oficial do Rock in Rio, decidiu promover a literacia das famílias sobre a industrialização da construção, eficiência energética e sustentabilidade. “Um compromisso por um futuro mais sustentável que será demonstrado através da instalação de uma casa preparada off-site, amiga do ambiente e totalmente sustentável. Toda a montagem e desmontagem será feita sem danificar o solo e sem deixar rasto ambiental”, explica-se em nota de imprensa. A construção do espaço ficou a cargo da Blocosystems.

Enquanto parceira oficial de sustentabilidade, a Sociedade Ponto Verde (SPV) no evento vai ser marcada através da ativação “Acerta & Recicla”, que vai levar festivaleiros ao Rock in Rio Brasil, de estruturas para a correta separação de resíduos e de mochileiros com ecopontos móveis a circular pelo recinto, para maior conveniência na deposição de embalagens.

No caso da Edenred, a sua associação ao festival permite aos utilizadores usar o cartão refeição – na sua forma física ou via MB Way – em despesas de alimentação no interior do recinto. A empresa especialista em benefícios extrassalariais vai também plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o seu cartão refeição nos quatro dias do evento. A iniciativa é desenvolvida com o apoio da plataforma Tree-Nation.

A Seaside é o calçado oficial do Rock in Rio Lisboa, tendo a marca lançado um calçado exclusivo para o festival, inspirado no próprio festival.

Esta será assim a 10.ª edição do festival em Portugal e o 20.º aniversário do Rock in Rio. O novo recinto do festival Rock in Rio Lisboa, no Parque Tejo, conta com mais área, mais espaços de entretenimento, mais casas de banho, mais zonas de alimentação e bebidas e a mesma lotação máxima: 80 mil pessoas.

Na “cidade do rock” haverá 18 espaços de entretenimento, entre os quais seis são palcos.

Pelo palco principal, o Palco Mundo, passarão artistas e bandas como Scorpions, Extreme, Doja Cat, Jonas Brothers, Macklemore, Camila Cabello, Ed Sheeran, Xutos & Pontapés, Extreme, Fernando Daniel, Carolina Deslandes, Ne Yo e Ivete Sangalo.

Em cada dia, antes da atuação do cabeça de cartaz, o Palco Mundo irá acolher um espetáculo de videomapping. Nos intervalos dos concertos, serão mostradas naquele palco imagens e momentos “marcantes” dos 20 anos de Rock in Rio Lisboa e dos 40 de Rock in Rio Brasil.

Para os outros palcos estão convocados artistas como Ornatos Violeta, Europe, Jake Bugg, Carolina de Deus, James, Anselmo Ralph, Luísa Sonza, Capitão Fausto, Pluto, Fonzie, Blind Zero e The Legendary Tigerman.

Nesta edição não vão faltar a roda gigante, o slide ou a Rock Street, mas haverá também novidades como a Cupido House. A pala do Parque Tejo, criada para acolher o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude, irá acolher outro novo espaço do festival, o “All Experience”.

Como as datas de Rock in Rio Lisboa coincidem com as do Campeonato Europeu de Futebol, no dia 22 de junho é transmitido em direto, nos vários palcos, o jogo PortugalxTurquia, marcado para as 17h00.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.