Plano de ação de apoio aos media estará fechado “até final do ano”, diz Pedro Duarte
"Temos intenção de ter esse plano de ação nos próximos meses preparado para ser discutido e apresentado publicamente", afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares.
O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou esta quarta-feira que o plano de ação de apoio aos media estará fechado “até ao final do ano” e admitiu que no caso da questão acionista da Lusa poderá haver “novidades nas próximas semanas”.
Pedro Duarte falava na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no âmbito da audição regimental. Questionado sobre quando é que terá pronto o plano de ação de apoio aos media, o governante foi perentório: “Sendo prudentes, queremos ter o plano fechado até ao final do ano“.
O Governo não quer um documento fechado, mas que seja diversificado, sendo que Pedro Duarte admitiu que o plano até pode ficar preparado antes do final do ano.
O ministro afirmou que o plano vai ter medidas “de caráter muito diversificado” para poder ser eficaz e será apresentado nos “próximos meses”. “Vamos apresentar um plano de ação (…) de apoio aos media, acho que precisamos de ter um plano desta natureza”, disse o governante, na sua intervenção inicial, referindo estar numa “fase muita intensa” de ouvir todos os intervenientes do setor.
“Essencialmente a ouvir todos os agentes do mercado, desde os próprios órgãos de comunicação social e a sua gestão aos jornalistas através dos seus representantes” e às entidades representativas do setor de várias naturezas, quer local e regional, incluindo os media tutelados pelo Estado como a RTP e a Lusa.
“Temos recolhido muitos contributos e estamos a trabalhar nestas medidas que vão ser de caráter muito diversificado” porque é um plano que tem de “atuar por várias áreas para poder ser eficaz“, sublinhou.
E “temos intenção de ter esse plano de ação nos próximos meses preparado para ser discutido e apresentado publicamente”, rematou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.