Vista Alegre leva festa a Ílhavo em ano que celebra 200 anos
Luís Montenegro marca presença na festividade para inaugurar um monumento comemorativo dos 200 anos, que visa perpetuar os dois séculos de história da empresa fundada em 1824.
A celebrar 200 anos de vida em 2024, a Vista Alegre volta a levar a festa até Ílhavo. As festividades decorrem em honra de Nossa Senhora da Penha de França, que é venerada na sua capela no Lugar da Vista Alegre, como padroeira da fábrica de porcelana. A festa celebra-se entre 3 e 7 de julho.
Aquela que é também chamada de Festa da Vista Alegre conta com um programa recreativo, cultural, desportivo e religioso, que terá como ponto alto sábado, dia 6 de julho. Neste dia, o primeiro-ministro Luís Montenegro inaugura um monumento comemorativo dos 200 anos, no Largo da Fábrica, que visa perpetuar os dois séculos de história da empresa fundada em 1824, que desde 2009 integra o Grupo Visabeira.
É também no sábado (22h) que atua a fadista Carminho. Já na sexta-feira, a animação musical fica a cargo de Carlão (22h). Ambos os concertos têm entrada livre.
“De sublinhar que nos dias de festa haverá a apresentação de livros relativos à vida e ao percurso da Vista Alegre, exposições diversas, peças de teatro, animação infantil, oficinas criativas, visitas ao Museu e à Capela da Vista Alegre, animação com espetáculos musicais e o tradicional arraial popular com tasquinhas de comes e bebes”, refere-se em nota de imprensa.
Na mesma nota adianta-se que vão ser feitas vendas nas lojas da Vista Alegre, Bordallo Pinheiro e Outlet, localizadas junto da fábrica, com “descontos especiais”.
Dentro do panorama desportivo, no sábado, dia 6 (10h-18h), decorre um torneio de futebol de veteranos com a presença das equipas do Sporting Clube da Vista Alegre, do Futebol Clube do Porto Vintage, do Sporting Clube de Portugal e do Sport Saudade e Benfica. Os jogos têm lugar no campo de futebol municipal da Vista Alegre. A receita arrecadada com os bilhetes, que têm o preço de dois euros, reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
No que diz respeito à componente religiosa, no domingo (7 de julho, 11h) é celebrada Missa na Capela da Vista Alegre, em honra de Nossa Senhora da Penha de França. No mesmo dia decorre ainda uma procissão (17h) que vai percorrer as ruas da fábrica e do Bairro Operário, acompanhada pela Banda Filarmónica de Ílhavo e pela Banda Filarmónica Gafanhense.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.