America’s Cup promove a acessibilidade e a democratização da vela como pedras angulares do legado da sua 37ª edição
A America's Cup Event (ACE) participou na apresentação do projeto “Yes We Sail” e no lançamento do primeiro skate catalão do planeta adaptado a pessoas com deficiência visual.
A designação de Barcelona como cidade anfitriã da 37ª America’s Cup da Louis Vuitton trará consigo um legado que, para além de motivar o reencontro dos cidadãos com o mar através da transformação de espaços como o Port Vell e o Port Olímpic, contribuirá também para mudar para sempre a perceção da vela. No seu desejo de tornar a vela uma disciplina acessível a todos, a entidade organizadora do Evento, ACE Barcelona, tem vindo a promover várias iniciativas que contribuirão para democratizar esta prática.
Neste sentido, a America’s Cup Event (ACE) participou na apresentação do projeto “Yes We Sail” e no lançamento do primeiro skate catalão do planeta adaptado a pessoas com deficiência visual. A iniciativa, promovida pelo velejador Dani Anglada e patrocinada pelo CEO da America’s Cup Event, Grant Dalton, procura capacitar as pessoas com deficiência visual na vela através de uma proposta única que aborda a recuperação física e mental através dos desportos aquáticos, e tem como objetivo promover a recuperação da vela nos Jogos Paralímpicos de Brisbane 2032.
Dalton, que foi administrador da Blind Sailing New Zealand (Conselho Neozelandês de Vela para Cegos e Deficientes Visuais) durante décadas, afirmou que o projeto de Anglada é uma inspiração e uma causa imbatível. “Esta tecnologia vai mudar a vida dos velejadores com deficiência visual em todo o mundo, permitindo-lhes ser autónomos e tomar decisões a bordo. Daniel, não tens noção da importância deste projeto para o mundo da vela. És um herói”, afirmou o CEO da America’s Cup Event.
A apresentação do projeto, que teve lugar no Club Patí Vela Barcelona, com a presença do piloto de regata Isidre Esteve, contou também com a presença do presidente da Unió de Federacions Esportives de Catalunya (UFEC), Gerard Esteva; do reitor da Universitat Politècnica de Catalunya, Daniel Crespo; e do decano da Faculdade de Estudos Náuticos de Barcelona, Agustí Martín.
VELA PARA TODOS
Para além do projeto “Yes We Sail”, a ACE também apoia o projeto “Vela para todos”, promovido pela Federação Catalã de Vela, a Fundação Mi Alex e a Fundação Barcelona Capital Nautica. Esta iniciativa tem como objetivo aproximar a vela das pessoas com deficiência e viabilizar a sua prática. Desta forma, uma das principais acções é oferecer apoio e formação àqueles que querem desfrutar do desporto.
Na apresentação do projeto, Grant Dalton destacou o papel do mar como um “espaço de união” e convidou “todas as pessoas, independentemente da sua condição, a sair para o mar para descobrir os benefícios da vela”. “Velejar com liberdade é uma experiência transformadora que promove a igualdade e a inclusão”, acrescentou o CEO da America’s Cup Event no seu discurso.
No final do evento, em reconhecimento do seu papel fundamental na promoção da vela adaptada no país, a Fundação My Alex quis reconhecer o trabalho de Dalton e entregou-lhe um prémio.
Com a sua participação nestas iniciativas, a America’s Cup Event estabeleceu o objetivo de que esta próxima edição de Barcelona 2024 marque um antes e um depois na história da vela, projectando esta disciplina para novos horizontes onde a inclusão ganhe destaque e onde todos possam desfrutar do mar e desta disciplina.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
America’s Cup promove a acessibilidade e a democratização da vela como pedras angulares do legado da sua 37ª edição
{{ noCommentsLabel }}