Threads conta com 175 milhões de utilizadores mensais ativos
O Threads tem registado um crescimento paulatino de utilizadores mensais ativos. No entanto, ao contrário do que faz com outras redes, a Meta não divulga dados relacionados com utilizadores diários.
Threads conta com 175 milhões de utilizadores mensais ativos a nível mundial, segundo anunciou na própria rede social Mark Zuckerberg, CEO da Meta, dona do Threads mas também de outras redes sociais como o Instagram, Facebook e Whatsapp. Não foi possível apurar o número de utilizadores em Portugal.
A mais recente rede social da Meta foi lançada a 5 de julho de 2023 para competir com o X (ex-Twitter) e registou dez milhões de perfis em sete horas. Já a marca de 100 milhões de utilizadores foi superada em apenas cinco dias.
No entanto, o sucesso parecia ser efémero, com a plataforma a registar, no mês seguinte, um decréscimo de 79% de utilizadores ativos, segundo anunciava um estudo da Similarweb. Embora a adesão de novos utilizadores à nova rede social da Meta tenha sido grande aquando o seu lançamento, muitos destes utilizadores não se “fidelizaram”.
“Se tens mais de 100 milhões de pessoas a registarem-se, idealmente seria fantástico se todas ou até metade delas permanecessem, mas ainda não chegámos a esse ponto”, disse em agosto Mark Zuckerberg, líder da empresa dona do Facebook, Instagram, Threads e Whatsapp, citado pela Reuters. Na altura, Zuckerberg disse ainda que encarava as desistências como algo “normal” e que só esperava alcançar um elevado grau de retenção de utilizadores quando a rede social dispusesse de mais funcionalidades.
Mas, desde o seu lançamento, o Threads tem registado um crescimento paulatino em termos de utilizadores ativos mensais. No entanto, ao contrário do que faz com outras redes sociais, a Meta não divulga dados relacionados com utilizadores diários, omissão que pode sugerir que a rede social ainda não tem cimentada uma utilização diária e regular dos seus utilizadores.
Também não é possível fazer a comparação com o número de utilizadores do Threads e do X, uma vez que Elon Musk, desde que assumiu o controlo da plataforma, ainda não divulgou métricas semelhantes que permitam fazer a comparação.
Para manter o crescimento do Threads, a Meta está a focar-se em mercados onde pensa ter espaço para conquistar quota de mercado ao X, como no Japão, avança a The Verge. Por enquanto, o Threads, que não dispõe de anúncios, é um ativo que dá prejuízo à Meta, a qual está a ponderar começar avançar com a integração de publicidade na rede social, avança o mesmo meio.
Recorde-se que embora lançada em julho do ano passado a nível internacional, a implementação da rede social Threads em vários países da Europa (incluindo Portugal), só ocorreu no final do ano, uma vez que as entidades europeias colocaram entraves ao seu lançamento no continente por ser obrigatório o utilizador ter uma conta de Instagram para poder criar um perfil no Threads.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.