As empresas são atualmente responsáveis por dois em cada três euros de investimento em I&D na Catalunha

  • Servimedia
  • 19 Agosto 2024

As empresas catalãs ultrapassaram os 3.000 milhões de euros de investimento em I&D pela primeira vez, liderando o aumento do investimento nesta área na Catalunha para mais de 4.800 milhões de euros.

Assim, quase dois em cada três euros investidos em I&D na região (63%) provêm do setor empresarial, o valor mais elevado desde 2006 e mais de 4 pontos percentuais acima dos níveis de cinco anos antes, de acordo com dados de 2022, o último ano com dados disponíveis.

Dentro do mundo empresarial, as grandes empresas são as que concentram os maiores investimentos no domínio da I&D, o que coloca alguns dos seus centros de inovação de referência na Catalunha.

Dois dos exemplos mais recentes são a IAG e a Sony, que anunciaram recentemente a abertura de centros de desenvolvimento na região, em ambos os casos ligados à Inteligência Artificial (IA). A companhia aérea anunciou em junho que vai abrir um laboratório de IA em Barcelona com 150 trabalhadores. Este centro já está operacional em Viladecans, começará com 70 trabalhadores e trabalhará para todo o grupo, desenvolvendo soluções e ferramentas para melhorar a eficiência das operações da empresa.

A Sony vai também abrir um novo centro de desenvolvimento de IA em Barcelona, o segundo na Europa, anunciou o departamento empresarial do governo catalão. O novo centro funcionará como o centro de IA da Sony na região e centrar-se-á no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial que apoiem os cientistas em investigações complexas para acelerar novas descobertas.

Para além dos centros centrados na IA, várias empresas com capacidade industrial redobraram o seu empenho na investigação na Catalunha nos últimos anos.

A Europastry anunciou no início deste ano que investiu 6,5 milhões de euros num novo centro em Barberà, com uma área total de 2 500 metros quadrados e quatro linhas de produção para desenvolver produtos em pequena escala que podem ser extrapolados para linhas de produção maiores, se forem bem sucedidos.

O espaço emprega 90 pessoas, incluindo profissionais de I&D, engenheiros e padeiros, que projectam e concebem futuros produtos utilizando os últimos avanços tecnológicos e matérias-primas da mais alta qualidade. Este é o segundo centro aberto pela empresa em Barcelona, juntamente com o que foi inaugurado em 2016 em Sant Joan Despí, que se tornou o primeiro do género no setor a nível mundial.

Outra empresa líder neste domínio na região é a Fluidra, líder mundial em equipamentos de piscina e bem-estar e soluções conectadas. A empresa lançou a primeira fase do seu novo centro de I&D&I para a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) em Polinyà, cujo projeto de construção teve início no último trimestre de 2021.

A empresa explicou em comunicado que concentrar a I&D num único local é uma vantagem em termos de eficiência de recursos, comunicação mais fluida, um foco estratégico mais claro, melhor controlo de qualidade e uma resposta mais rápida às mudanças, entre outras vantagens.

Outro exemplo é o da Danone, que anunciou a abertura de um novo centro tecnológico em Barcelona, em 2022, para desenvolver projetos de inovação e digitalização dos processos operacionais de negócio do grupo, com um total de 35 funcionários. A empresa afirmou que este centro permitirá à empresa “coordenar projetos digitais que serão escalados globalmente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As empresas são atualmente responsáveis por dois em cada três euros de investimento em I&D na Catalunha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião