BRANDS' ECO 3 ideias para fazer “render” o subsídio de férias

  • BRANDS' ECO
  • 20 Agosto 2024

Use uma parte do subsídio para aumentar o seu pé-de-meia.

O verão é uma época que significa descanso para muitas famílias. Muitas recebem o subsídio de férias por esta altura. As boas práticas dizem-nos que não devemos gastar todo o 14.º mês de ordenado. Deixamos 3 ideias para esticar este rendimento.

Reduza ou elimine dívidas

Se tem créditos a decorrer, usar uma parte do seu subsídio de férias para reduzir ou eliminar mesmo uma dívida pode ser a melhor forma de aplicar parte do seu dinheiro.

Se tiver créditos pessoais ou dívidas no cartão de crédito está a pagar juros de dois dígitos, por isso a amortização destes financiamentos vai resultar numa poupança significativa. Sendo que amortizar um crédito habitação também compensa, ainda que as taxas de juro sejam mais baixas.

Reforce as suas poupanças

Use uma parte do subsídio para aumentar o seu pé-de-meia. Se ainda não o tem, esta é uma boa estratégia para começar.

Uma boa gestão financeira recomenda que tenhamos um fundo de emergência para podermos responder a eventuais imprevistos. Esta poupança deve estar acessível, mas pouco. Ou seja, deve conseguir retirar dinheiro numa emergência, mas não deve ser a conta que usa no dia a dia, uma vez que a regra é que só aceda ao dinheiro em caso de necessidade.

Pode optar por colocar este dinheiro num depósito ou em Certificados de Aforro ou do Tesouro. Estes produtos têm um risco baixo e os valores podem ser transacionados facilmente (atenção que os Certificados têm um período de três meses em que não podem ser mexidos).

Estes produtos de poupança têm uma segurança superior, contudo rendem pouco.

Invista e faça crescer o seu dinheiro

Se os produtos de poupança como os depósitos ou certificados têm um retorno baixo, há uma panóplia de outros produtos que podem fazer o seu dinheiro crescer.

Invista uma fatia do seu subsídio de férias para poder beneficiar mais à frente.

Há diversos tipos de investimento, sendo que é recomendável que se conheça enquanto investidor antes de avançar. Ainda assim, pode optar por produtos tão variados como um PPR, cujo risco pode ser menor, ou um produto complexo de elevado risco.

O ideal é ter uma carteira diversificada, alinhada com o seu perfil, e composta apenas por ativos que conheça e compreenda: características, condições e, sobretudo, nível de risco.

O subsídio de férias é um rendimento que usamos para ir de férias, pagar algumas despesas, preparar o regresso às aulas, entre outros destinos. Contudo, devemos alocar uma parte, mesmo que pequena, num destino que nos proporcione bem-estar num espaço temporal mais longo, seja porque conseguimos eliminar uma dívida ou porque estamos a conseguir construir um rendimento adicional para a nossa reforma.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

3 ideias para fazer “render” o subsídio de férias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião